61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PROGRAMA MUNICIPAL DE ESCOLARIZAÇÃO DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA: HISTÓRIAS DE VIDA - INSTRUMENTO POTENCIAL DA APRENDIZAGEM
Cristiana Mesquita da Silva 1
Dulcilene Gomes Batista 1
Nayra Melyssa Campos de Castro 1
Patricia Ribeiro de Souza e Silva 1
Rosenilce da Silva Santos Zacarias 1
1. Secretaria Municipal de Educação/SEMED
INTRODUÇÃO:
No intuito de cumprir o que determina a Política Nacional do Idoso - Dec. Nº 5.482/2001, a SEMED através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos construiu o Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa – PROMEAPI, em parceria com Comunidades, Instituições, ONG’s, Igrejas, Associações de Bairros e Unidades Básica de Saúde, visando reduzir o alto índice de adultos e idosos não alfabetizados no município de Manaus. Numa análise realizada dos três últimos anos do programa somado as experiências vividas durante o acompanhamento nas atividades de assessoria e apoio pedagógico, temos identificado as dificuldades dos professores no que tange as estratégias didáticas que facilite o processo do ensino aprendizagem no tocante a memorização, retenção e construção de conhecimentos por parte dos educandos. Nesse sentido, o NEJA partiu em busca de sugestões didático-pedagógicas que pudessem subsidiar a pratica docente que ajudassem na a apropriação de conhecimentos. Visando minimizar essa dificuldade criamos o Projeto Histórias de Vida - Instrumento Potencial da Aprendizagem com o objetivo de utilizar os relatos das experiências de vida como instrumento motivacional e potencializador da aprendizagem dos adultos e idosos, com vistas a elevação da auto-estima e a valorização dos mesmos, visando a publicação para facilitar as relaçoes intergeracionais.
METODOLOGIA:
O projeto se voltou especificamente para a liberdade e o respeito às individualidades e a diversidade dos quais são compostas as turmas do PROMEAPI. A intensão é dar voz e vez aos autores idosos, pois todos têm experiências de vida a relatar. Os educadores devem procurar promover o direito à palavra como reconhecimento de dados subjetivos no seio do coletivo, valorizando os saberes de cada um e de cada uma. Motivou-se os estudantes para a construção pessoal de sua história de sua vida, a partir de sua vivência própria em busca de explicação e de compreensão dos fatos. Isso implicou, por outro lado, numa desconstrução de silêncios e impedimentos de si mesmo ao longo da vida o que corresponde a uma reconstrução das referências das diferentes determinações sócio-históricas que o produziram - a releitura do passado faz parte do processo de mudança: ela constitui inclusive um indicador precioso dela. As Histórias de Vida foram, portanto, produções construídas em muitas etapas: Em outubro e novembro de 2008, foram realizadas as atividades de relatos e construções de histórias escritas; De dezembro (2008) a janeiro (2009) foram sistematizados os relatos escolhidos pelas turmas (cinco trabalhos mais significativos, cujos temas foram de livre escolha dos (as) estudantes); e, em fevereiro de 2009, os trabalhos foram enviados em forma de projeto para a Secretaria Municipal de Educação para publicação.
RESULTADOS:
Neste curto espaço de tempo para uma análise mais consistente do trabalho realizado, já podemos identificar que houve um avanço, tanto por parte dos professores quanto por parte dos educandos. O avanço dos professores é caracterizado pelo maior envolvimento na intencionalidade das atividades didáticas. O planejamento das atividades, envolveu estudos para a compreensão de conceitos referentes às peculiaridades dos idosos, melhorando, portanto, a compreensão sobre o ritmo e o tempo de aprendizagem dos mesmos. Com relação à aprendizagem dos educandos, percebemos maior envolvimento nas atividades desenvolvidas. E motivados pela participação direta dos processos de ensino e aprendizagem, os conteúdos trabalhados foram carregados de sentidos e significados. Assim sendo, foi mais fácil potencializar a aprendizagem e a apreensão dos conhecimentos em sala de aula. A fim de concluir o trabalho, espera-se a editoração e a publicação dos relatos de vida em um livro.
CONCLUSÃO:
No campo educacional ainda há carência de pesquisas que fundamentem as atividades a serem desenvolvidas no trabalho com adultos e idosos.Então faz-se necessário a construção de propostas pedagógicas que possam subisidar a pratica docente.Segundo Vygotsky(1998), todos são capazes de aprender. Desta forma concluimos que houveram avanços significativos na aprendizagem desses educandos,pois a partir do momento que os professores buscaram novas estratégias de aprendizagem respeitando o ritmo e as experiências de cada um, todos passaram a se sentir valorizados e motivados a desenvoler as atividades propostas pelos professores tornando a aprendizagem significativa os mesmos.
Palavras-chave: PROGRAMA MUNICIPAL DE ESCOLARIZAÇÃO , APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA.