61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PSICOPEDAGOGO FRENTE AOS DESAFIOS DA LEITURA  
DANIELE ARAÚJO CARNEIRO 1
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE-UNINORTE
INTRODUÇÃO:

             Este estudo aborda o psicopedagogo frente aos desafios da leitura, tendo como objetivo refletir sobre o despertar das habilidades da leitura no processo ensino aprendizagem.

            Outro fator de suma importância observado dentro dessa problemática foi a falta de motivação a leitura que tem despertado muito interesse nos psicopedagogos. Infelizmente o processo de ensino continua atrelado a modelos pedagógicos tradicionais, onde motivação é sinônimo de decodificar e codificar, dissociado de significado e prazer. Desta forma, este estudo mostra o quanto é necessário tornar a leitura prazerosa e significativa, garantindo ganhos e prazeres para a construção de cidadãos letrados.

            A aprendizagem da leitura é um domínio de conhecimentos. Saber ler é uma condição que agrega a socialização do indivíduo em uma sociedade, portanto, há uma necessidade de verificar e analisar os materiais que as escolas vêm trabalhando no momento da leitura.

            Do ponto de vista psicopedagógico a leitura contribui para o exercício da cidadania, permitindo ampliar e dar poder ao indivíduo para interpretar e perceber suas descobertas. E de acordo com Paulo Freire (1992), a leitura de mundo antecede a leitura da palavra, o que permite ampliar a leitura de mundo, que por sua vez, vai permitir ao sujeito interpretar criticamente, reconhecendo e exercendo seus direitos.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa baseou-se num estágio psicopedagógico, realizado com uma turma da 3ª série em uma escola da rede particular de ensino, onde observamos que os alunos não demonstravam motivação para a leitura, pois os textos eram retirados somente dos livros didáticos, o que conseqüentemente tornavam as aulas monótonas e desestimuladoras. Diante dessa problemática, realizamos uma intervenção psicopedagógica que teve como objetivo realizar atividades que agucem a leitura.

            A atividade da leitura envolve-nos em alguns propósitos, tais como: ler por prazer, para se divertir, para buscar informações específicas, compartilhar assuntos com os outros, contar histórias a amigos para recomendar entre outros propósitos modificando o comportamento, organizando pensamentos e aprendendo fazer registros na memória, para informar, expressar seus sentimentos e comunicar-se até mesmo à distância, entre outros.

Frente a esses desafios o papel do psicopedagogo é ser um companheiro do grupo que está com tropeços, ajudando-os na construção de saberes sobre os entraves que estão ocorrendo. É preciso que o psicopedagogo mantenha-se permanentemente em observação participante, associado a uma atividade criativa, seguida de uma ação construtiva.    

 

 

RESULTADOS:

          O desenvolvimento da leitura é mais eficiente, isto é, mais significativo e duradouro, quando o aluno pode construir e participar da preparação do ensino por meio de sua atividade mental. Com as atividades realizadas durante a intervenção verificou-se o prazer durante seus próprios textos contados e narrados, percebeu-se a interação no momento da música, pois ao cantar seus movimentos revelavam a interpretação do som, o que aguçava ainda mais sua imaginação, isso revelou o pleno interesse que os alunos tiveram no momento das atividades, o que contribuiu bastante para estimular nos leitores principiantes o desejo por leituras de outros tipos de textos que tragam significado para sua vida escolar. Assim iniciamos um trabalho de grande importância, pois atribuiu valores no sentido de amenizar a problemática levantada.

            Acreditamos que a figura do psicopedagogo juntamente com a equipe pedagógica contribuirá no âmbito efetivo no que se refere à temática da leitura podendo contribuir de forma ampla e significativa para a melhoria da qualidade de educação na nossa Nação.

            É importante a busca e a construção de novas metodologias que sejam adequadas para impulsionar, e ao mesmo tempo, estimular à expansão de suas habilidades, adquirindo assim, as aptidões necessárias ao desenvolvimento de suas faculdades.  

CONCLUSÃO:

A leitura antes mesmo de ser uma aprendizagem escolar, é uma revelação da dimensão social, definida antes da entrada da criança no seu mundo. Através da leitura o individuo consegue estreitar seus laços de amizade com seus semelhantes, harmonizar os interesses e resolver seus conflitos.

Ler ajuda a remoção de barreiras que tanto se fala, isso garante oportunidade mais justa, devido o desenvolvimento da linguagem, porém só teremos um grande avanço na prática da leitura mediante as técnicas que serão utilizadas pelo psicopedagogo em parceria com a equipe escolar. A leitura pode ser prazerosa ou cansativa, depende muito do que se lê, se chama à atenção ou não do leitor. Depende muito do condutor e do material que vai ser transmitido à prática da leitura.

A leitura, por sua vez, deve ser um processo harmônico entre o leitor e o texto, portanto o aluno leitor não é passivo e sim um agente que busca sentidos e significados. E nesse processo de leitura a posição do professor é possibilitar as condições materiais (acessos a diversos tipos de livros) para que o processo se desenvolva contribuindo para suas condições específicas e intelectuais.  

O foco principal desta pesquisa foi desenvolver um trabalho psicopedagogico com os professores e alunos, utilizando diversas práticas para o processo da leitura, com o objetivo de tornar esse momento mais dinâmico e significativo.

Deste modo, foram verificadas diversas formas de interagir os alunos no momento da leitura, envolvendo vários tipos de textos e materiais para a prática, utilizando recursos didáticos variados que proporcionem momentos enriquecedores para o aprendizado dos alunos, a música também contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos valorizando os momentos de reflexão e harmonia.

No entanto, não são algumas práticas que irão solucionar a problemática da realidade escolar, compete a nós psicopedagogos, pedagogos, professores, a família e o sistema educacional brasileiro, trabalhar em busca de uma educação de qualidade, para que possamos construir uma comunidade de bons leitores promovendo situações públicas em que sejam possíveis a circulação de escritos, debates, discussões e reuniões em que todos sintam necessidade e vontade de usar a leitura, preparando o educando não só para o mercado de trabalho, mas para ser um cidadão realizado pessoalmente.

Palavras-chave: PSICOPEDAGOGO, LEITURA , ENSINO APRENDIZAGEM.