61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
SISTEMA DE MONITORAMENTO DE LAVADORA DE ROUPAS PARA DEFICIENTES VISUAIS.
Daniel Luiz Sebben 1
Jean Carlo Marques Elias 1
Fernanda Mendes de Morais 1
Fabiano Teodoro da Silva 1
Antonio Heronaldo de Sousa 1
1. PET Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
INTRODUÇÃO:

Atividades rotineiras como cozinhar, esquentar comida no forno de micro-ondas ou lavar roupas podem parecer banais, mas para pessoas com algum tipo de deficiência, mesmo as tarefas mais simples tornam-se grandes vilãs para sua independência. Na busca por autonomia, é importante criar alternativas, para que esta parcela da população assegure seu lugar na sociedade. Neste contexto, a Tecnologia Assistiva visa, através da geração de recursos facilitadores, auxiliar na realização de atividades da vida diária e proporcionar maior autonomia às pessoas com necessidades especiais. O grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina, observando a necessidade dos portadores de deficiências visuais, se propôs a desenvolver um protótipo de uma lavadora de roupas capaz de gerar um sinal de fala como resposta ao usuário. Alertando-o sobre o estado atual da lavagem, bem como do programa de lavagem selecionado. Além disto, foi incluído um dispositivo que fosse capaz de identificar a tonalidade da roupa a ser lavada.

METODOLOGIA:

Após um detalhado estudo da interface com o usuário já existente no produto, observou-se que não era possível ter acesso ao sistema microcontrolado interno. Por este motivo, algumas adaptações tiveram que ser feitas para não alterar as características originais de funcionamento da lavadora. Enfatiza-se que o principal objetivo do projeto era validar a idéia, e não desenvolver uma solução comercial. Desta forma, optou-se pela utilização de kits comerciais de desenvolvimento, além de uma CPU auxiliar para controlar as funções adicionais a serem implantadas. Primeiramente fez-se uma pesquisa com o intuito de definir os dispositivos a serem utilizados (microcontrolador, sensor de cores, dispositivo de voz), e em seguida, passou-se para o desenvolvimento do hardware necessário para fazer a integração dos componentes originais da lavadora, com os componentes adicionados. As etapas posteriores consistiram basicamente, na elaboração do software de controle necessário para as novas funções, e nos testes de funcionamento e sincronização entres os dois sistemas utilizados. Foram realizados vários testes com o kit de detecção de cor, a fim de ter uma resposta confiável quanto à sua leitura.

RESULTADOS:

Conseguiu-se construir um protótipo funcional que é capaz de gerar um sinal de voz, alertando o usuário em qual etapa do processo de lavagem a lavadora se encontra. Além disso, colocando a peça de roupa sobre um sensor posicionado na frente do aparelho, o mesmo identifica a tonalidade da peça e a define como: roupa escura, roupa colorida ou roupa branca. Conforme a proposta inicial, a adição destas funcionalidades não alterou as características originais de funcionamento do aparelho, e as mesmas podem ser aplicadas a outras lavadoras, necessitando apenas algumas adaptações. Em adição, alguns representantes da Sociedade Cultural Braille da cidade de Joinville foram convidados a comparecer ao laboratório para efetuar testes com a nova interface proposta. Com isto pode-se perceber o quanto esta modificação realmente facilitou a utilização do eletrodoméstico.

CONCLUSÃO:

A tarefa de implementar novos sistemas eletrônicos em um produto já existente, sem ter acesso à programação interna e sem alterar as características originais de funcionamento do produto, é sempre um desafio. Ainda mais quando se conta com um tempo e recursos limitados, e se trabalha com dispositivos desconhecidos. Apesar das dificuldades o projeto foi concluído com sucesso. Mesmo sendo com uma variação grande de valor em comparação ao valor do produto, a facilidade que a melhoria propõe faz com que esta diferença de valor seja viável para as pessoas com deficiência visual. Na condição de futuros engenheiros eletricistas, a habilidade de aprender rapidamente a trabalhar com dispositivos desconhecidos é bastante importante. Uma das dificuldades do projeto, o curto espaço de tempo, de certa forma ajudou os integrantes a desenvolver esta habilidade. Neste curto espaço de tempo, foi preciso utilizar dispositivos complexos e bastante criatividade para contornar os problemas que surgiam com o desenvolver da atividade. A aplicação direta deste recurso desenvolvido mostra que a tecnologia não só pode, como também deve trabalhar em prol da melhoria de vida das pessoas. Mesmo que muitas vezes deixando de lado somente o foco lucrativo, dando ao papel social, a importância merecida.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Sistemas Embarcados, Acessibilidade.