61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE ESPÉCIES OLEAGINOSAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NA RESERVA EXTRATIVISTA DO CAPANÃ GRANDE – MUNICÍPIO DE MANICORÉ-AM.
Ires Paula de Andrade Miranda 1, 2
Afonso Rabelo 1, 3
Edelcílio Marques Barbosa 1, 2
Zilvanda Lourenço de Oliveira Melo 1, 2
Filomena Ferreira Santiago 1, 3
José Benayon Bessa de Moura 1, 3
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
2. Pesquisadores Doutores do LABPALM/INPA/Coordenação de Pesquisas em Botânica
3. Técnicos Graduados do LABPALM/INPA/Coordenação de Pesquisas em Botânica
INTRODUÇÃO:
Na Amazônia a busca por melhores condições sócio-econômicas, tem como única alternativa a extração predatória e rápida das riquezas naturais, as quais invariavelmente, resultam na destruição acelerada dos ecossistemas locais. As Reservas Extrativistas são espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações extrativistas. A floresta densa, com plantas e animais que não foram sequer inventariados, vem sendo substituída por culturas temporárias e pastagens sem futuro. Dentre os vários produtos que a floresta pode fornecer, destacam-se as plantas oleaginosas, que podem oferecer uma gama de produtos não somente destinados a alimentação básica da população, como também seus sub-produtos, os quais seguramente podem constituir a base de um modelo de desenvolvimento tecnológico e industrial auto-sustentado. Na tentativa de contribuir na prospecção vegetal e uma política de manejo sustentável e exploração racional, os estudos florísticos, ecológicos e do rendimento em condições naturais das oleaginosas foram realizados no presente trabalho com o objetivo de oferecer alternativas de organização e distribuição de renda socialmente equilibrada às comunidades na RESEX Capanã Grande (AM).
METODOLOGIA:
A análise quantitativa e qualitativa das oleaginosas das florestas primárias foram realizadas por meio de 5 transectos de 1ha de 20x500m cada (Gentry, 1982). Todos os indivíduos com altura maior ou igual a 10cm foram mapeados. Os parâmetros avaliados foram: altura, diâmetro, forma de vida, tipo de habitat, abundância, dominância, índice de valor de importância (IVI), índice de valor de importância ampliados (IVIA), índice de agregação das espécies, composição florística e determinações taxonômicas. Foram aplicados índices para avaliar a densidade das espécies na área de estudo e definidas as espécies a serem estudadas, considerando que serão manejadas aquelas com maior produção de óleo. Trabalhou-se com as espécies que ocorrem com elevada abundância e freqüência por unidade de área. Foram utilizados questionários junto à comunidade local e avaliação do uso da terra pelas comunidades locais, o tempo de utilização das mesmas e finalmente após a conclusão da pesquisa sugestão de formas de utilização e manejo dos produtos regionais.
RESULTADOS:
Foram inventariados em 5 hectares estudados as oleaginosas nativas e as espécies utilizadas na produção extrativista do Município. Constatou-se no levantamento do primeiro hectare 133 indivíduos perfazendo um total de 50 espécies incluindo oleaginosas. Das espécies mais abundantes encontradas Orbingnya phalerata (babaçu) apresentou 45 indivíduos produtivos, seguida por Euterpe precatoria (açaí do amazonas) com 30 indivíduos produtivos e Astrocaryum aculeatum (tucumã com 3 indivíduos. No segundo hectare levantado foram mapeadas as palmeiras com potencial agro-industrial nas áreas inventariadas. A espécie Euterpe precatoria (açaí do Amazonas) apresentou maior número de indivíduos (92) seguido por Orbignya phalerata (babaçu) (17) Astrocaryum murumuru (murumuru) (3) Maximiliana maripa (inajá) (2) e Oenocarpus bacaba (1). Foi realizado o levantamento de 1 hectare dos indivíduos de Bertholletia excelsa na RESEX do Capanã Grande, na qual a referida espécie é uma das principais na economia extrativista da região.
CONCLUSÃO:
Um total de 303 indivíduos das espécies utilizadas pela população da RESEX Capanã Grande, demonstrou que do ponto de vista econômico, considera-se uma alta densidade de indivíduos para uma exploração sustentável e isto significa que deverá ser aplicado um plano de manejo para maior revitalização desses produtos na região. Vale ressaltar que no momento da execução do presente trabalho foi verificado que não havia nenhum projeto agropecuário em execução nas comunidades. Alguns conflitos entre a população tradicional e a população indígena foi observado com relação a posse de áreas da Reserva, o que demonstra a necessidade de organização fundiária.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Oleaginosas, Amazônia, Reserva extrativista.