61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA NO PROGRAMA DE LETRAMENTO REESCREVENDO O FUTURO: UM SALTO PARA O SUJEITO LETRADO E CIDADÃO.
Sirlene da Silva Solimões 1
Lucia Helena Soares de Oliveira 1
Silvia Carla de Queiroz Barros 1
Ronaldo Elias Sena de Oliveira 2
Marluce de Amorim Felipe 1
Ierecê Barbosa Monteiro 2
1. Universidad de Los Pueblos de Europa – UPE
2. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho parte da observação do Processo de Formação dos Educadores Populares, que atuam no Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro desenvolvido pela Pró–Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, no Município de Juruá/AM. Diante da constatação de que o número de jovens e adultos não alfabetizados correspondia a 1.388 no período de 2003 e que o programa citado já havia atendido uma demanda de 1.035 alunos todos alfabetizados. Buscou-se observar que referencial pedagógico fundamentava o resultado apresentado, visto que, os professores apresentavam uma dicotomia de escolaridade, entre graduados e Ensino Médio. Para esse entendimento desenvolveu-se acompanhamento pedagógico nos momentos de formação na intenção de diagnosticar se as Formações Continuadas  contribuíram para o processo de desenvolvimento do sujeito cidadão em formação de Letramento. O processo formativo continuado, fundamentado numa concepção Freiriana e na Metodologia de Heloisa Villas Boas, dialogadas pelo planejamento interdisciplinar e multicultural, temas geradores, palavras-chaves enfocando as questões ambientais, contribuiu na inclusão dos jovens e adultos fazendo-os de sujeitos não letrados em cidadãos letrados
METODOLOGIA:

O estudo de caráter qualitativo, cuja investigação é Formação Continuada e Prática dos educadores populares do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro. A pesquisa destacou a visão e vivencia presente na atitude natural, mas também, o fenômeno da reflexão crítica do sujeito letrado. O estudo de caso foi feito com: 19 educadores e 239 educandos jovens e adultos na faixa etária de 40 a 65 anos. A Formação Inicial e Continuada ocorreu no total de 120h em seis meses, divida em quatro momentos, com exposições teóricas, seguidas de debates e trabalhos individuais e coletivos. As primeiras 60h visaram o acompanhamento e orientação a prática educativa dos educadores populares, no processo de ensino-aprendizado e sua influencie na escrita e leitura. No segundo, terceiro e quarto momento, com acompanhamento pedagógico de 15h, observando as transformações ocorridas durante o processo de letramento e analise dos documentos: freqüência, provas amplas (português e matemática), fichas de acompanhamento, fichas diagnósticas, plano interdisciplinar e multicultural contemplado as questões ambientais e o espaço do professor. Ao final, elaboração do álbum com sete produções do alfabetizando e uma carta escrita do próprio punho do educando, assim evidenciando o desenvolvimento cognitivo do alfabetizando.

RESULTADOS:

A Formação Contínua e Práticas dos educadores populares apresentaram melhorias no processo ensino/ aprendizagem do letramento. Essa reflexão se dá pela ação do educador, à medida que, as estratégias inovadoras foram apresentadas em sala de aula por meio da construção de material pedagógico e oficinas. O grande avanço do Programa de letramento Reescrevendo o Futuro se deu em 2003 até os dias atuais, com a redução de sujeitos não letrados no município de Juruá/AM. Permitindo assim, articulação entre teoria e a prática sustentando os resultados satisfatórios da pesquisa.

CONCLUSÃO:

Fica claro, que tanto Formação Continuada quanto a Prática contribuíram para que os educadores populares refletissem sobre suas ações e suas atividades.  Hoje o educador não fala para o educando, mas com o educando, onde as trocas de experiências tornaram-se uma ferramenta essencial para participação. Essa atitude fortaleceu a relação interpessoal e o respeito à diversidade cultural, assim como o trabalhando integrada. Em suma, uma participação consolidada com discussão e debate, fundamentando a teoria e a pratica, e, atendendo a concepção Freiriana, a metodologia de Helosia Villas Boas e as atividades realizadas no período de seis meses. Acredita-se que, a cada encontro, fortalecia a participação e o interesse de todos os envolvidos com o Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Palavras-chave: Formação Continuada, Reescrevendo o futuro, Letramento.