61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE AMOSTRAS DE ÁGUA DE SUPERFÍCIE DO RIO TEFÉ-AM
Heliandro Cordovil da Silva 1
Bruno da Silva Cunha 1
Mirela Cristina de Oliveira 1
Jaílson Alves de Moura 1
1. Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé
INTRODUÇÃO:

Normas que garantem a qualidade da água para consumo humano são  obrigatoriedade em todo território nacional, mas há regiões onde não são conhecidos os parâmetros físico-químicos que indicam essa qualidade, a qual é fundamental para a manutenção da vida. Os múltiplos usos da água são indispensáveis aos seres humanos, por exemplo, no município de Tefé o rio é utilizado para consumo humano (sem desinfecção), equilíbrio de comunidades aquáticas (inclusive áreas indígenas), pesca, recreação de contato primário, navegação, entre outros. O levantamento sistemático e a análise eficiente de dados ambientais representam as principais ferramentas para o embasamento de diagnósticos que possam interromper ou minimizar diferentes impactos ambientais. A necessidade de instrumentos adequados de gestão a serem aplicados na bacia hidrográfica, unidade territorial fundamental, visam assegurar às atuais e futuras gerações água disponível com qualidade adequada, mediante seu uso racional e prevenindo situações hidrológicas críticas. O presente trabalho teve como objetivo montar um banco de dados com os resultados obtidos das determinações feitas no Rio Tefé, para servirem de referência para futuras pesquisas e fomentar a discussão de um programa de monitoramento mensal da qualidade da água de Tefé.

 

METODOLOGIA:

A coleta de amostras água de superfície do Rio Tefé foram semanais, no intuito de identificar a influencia da sazonalidade nos parâmetros avaliados. Determinações in locu dispensaram o uso de agentes preservantes, aproximando a leitura das condições do ambiente estudado.  Foram determinados os seguintes parâmetros: cor, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, sólidos totais, condutividade elétrica e temperatura, com a utilização de equipamentos e metodologia indicados pelo Standard Methods Analysis of Water (pHmetro, turbidimetro, oxímetro, espectrofotômetro, condutivimetro e termômetro). Para o trabalho citado utilizou-se a técnica de coleta de amostras em superfície, a coleta foi realizada em três pontos específicos (em frente a: Capitânia, Mercado Municipal e praia da Juliana).

 

RESULTADOS:

Os resultados de um ano de amostragem indicam diferença significativa entre os períodos de cheia e de seca (maio/junho e setembro/outubro respectivamente), exceto o parâmetro oxigênio dissolvido que manteve a média no comportamento ao longo do ano (6,04±0,58). Foram encontradas as seguintes médias das determinações nos períodos de cheia de pH (7,28), temperatura (31,4ºC), cor aparente (680 PtCo), turbidez (33,4 UT), sólidos totais (43,0 mgL‑1) e condutividade (119µS). Para o período de seca as  médias foram: pH (5,99), temperatura (27,75ºC), cor aparente (146 PtCo), turbidez (2,01 UT), sólidos totais (2,0 mgL‑1) e condutividade (5,80µS).

 

CONCLUSÃO:

Os parâmetros analisados mostraram diferenças significativas entre os períodos de cheia e de seca, mostrando a influência da sazonalidade nos parâmetros físico-químicos. Este trabalho é parte de um projeto amplo para montar um quadro sobre a composição média das águas de superfície d região do Médio Solimões/AM, para fomentar a discussão e a necessidade do monitoramento da qualidade da água desta região estratégica.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas / FAPEAM
Palavras-chave: Amazônia, análise de água, Tefé.