61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ANÁLISE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA COLETA DE DADOS COM PROFESSORES NAS ESCOLAS DE BOA VISTA/RR
Cledionice Gonçalves Ferreira 1
Stone Bruno Coelho Barbosa 1
1. UFRR
INTRODUÇÃO:
Tendo como base a homologação da decisão do Conselho Nacional de Educação pelo Ministério da Educação quanto à obrigatoriedade do ensino de sociologia para alunos de nível médio, professores e alunos do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciaram uma pesquisa em vinte e seis escolas, públicas e particulares, com a disciplina de Sociologia em sua grade curricular. Este estudo, especificamente, visa analisar a realidade deste ensino verificando quais temas são trabalhados em sala de aula, quantos destes conteúdos os professores conseguem desenvolver, além de observar que metodologia é utilizada para o alcance deste fim. Não se deixou de observar quantas e quais disciplinas estes mesmos professores são responsáveis em suas escolas, pois este fator é revelador do envolvimento dos professores e da disponibilidade de se preparar para ministrar os conteúdos voltados para esta disciplina. Ao final, buscou-se fazer um panorama da realidade exposta verificando se os professores realmente estão ensinando Sociologia no nível médio na capital ou se ministram conteúdos em Sociologia mais voltados as suas áreas de formação.
METODOLOGIA:
Num primeiro momento se buscou levantar quais escolas da capital tinham em sua grade curricular o ensino de Sociologia. Logo após, entramos em contato com o corpo gestor das instituições para que os mesmos facilitassem o andamento da pesquisa no sentido de ajudarem na entrega e recolhimento dos questionários a serem aplicados. Utilizou-se para obtenção dos dados, questionários com perguntas fechadas e abertas, em que se procurou obter informações quanto à metodologia de ensino utilizada, formação dos professores, temáticas estudadas em sala de aula e porcentagem de conteúdo programático repassado. Como último processo da pesquisa, foi realizada a tabulação dos dados para aferir as respostas e chegar a um panorama do ensino de Sociologia no nível médio.
RESULTADOS:
Quanto à formação, História tem 19% de professores em sala de aula ministrando Sociologia. Somando os professores formados em Ciências Sociais ou mais especificamente em Sociologia obteve-se o percentual de 28%, ainda que grande parte do corpo docente tenha formação diversa a que realmente deveria ter. Os temas trabalhados em sala de aula são variados, no entanto detectou-se a predominância de assuntos voltados à violência, política, sociedade, direitos humanos e economia. É interessante ressaltar que professores que tinham como formação acadêmica Ciências Sociais/Sociologia, trabalhavam alguns conceitos sociológicos (papel social, status, classe etc.) e alguns pensadores clássicos da Sociologia. Do conteúdo programático da disciplina, 56% dos questionados afirmam que conseguem repassar entre 61% e 80% do conteúdo previsto e outros 29% garantiram que repassam mais de 80% do conteúdo a ser ministrado durante o ano letivo. Também é relevante analisar que estes professores ainda são responsáveis por outras disciplinas, às vezes chegando até três em áreas de conhecimento diversas. Entre as outras disciplinas ministradas pelos professores de Sociologia tem-se história e geografia somando 23%, podendo ultrapassar esta porcentagem se as somarmos, a exemplo, com artes, filosofia etc.
CONCLUSÃO:
Através desta pesquisa foi possível detectar muitas fragilidades no ensino de Sociologia, além de percebermos que esta ainda não é levada tão a sério como outras disciplinas da grade curricular. Isso ficou evidente, pois durante a pesquisa encontramos uma escola que não havia adotado esta disciplina em sua grade, mesmo com o prazo esgotado para sua adoção pelo Ministério da Educação. Apesar destas dificuldades ficou visível o esforço dos professores em preparem os conteúdos e os repassarem aos alunos. Por fim, existe uma defasagem muito grande no número de profissionais com formação na área e, além disso, estes profissionais são responsáveis por outras disciplinas e estas muitas vezes não pertencem a mesma área de conhecimento, dificultando ainda mais o repasse deste conhecimento. Inadequadamente, há uma ausência de reconhecimento da importância desta disciplina para preparação dos alunos para uma vida cidadã em que terão na sua formação aprendizados suficientes para se desenvolverem e desenvolverem atividades em sociedade, como já preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o parecer do Conselho Nacional de Educação aprovado em julho de 2006.
Palavras-chave: Ensino Médio, Sociologia, Boa Vista.