61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
PLANEJAMENTO ORIENTADO POR PROCESSOS NO SETOR DE IMPORTAÇÃO DE COSMÉTICOS
Ivana Alves Pinto Menezes 1
Dewar Taylor Carnero Chavez 1
Rogerio da Silva Tadeu 1
1. Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba - Fatec
INTRODUÇÃO:

O Brasil é o terceiro país do mundo em consumo de cosméticos. Esse consumo é oriundo do mercado de produtos brasileiros quanto por produtos importados vindo de vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Itália, Japão, China e outros.

Assim como a indústria brasileira deve atender às exigências legais do país para fabricarem seus produtos, o produto importado também passa por uma exigência muito maior para entrar no Brasil e então ser comercializado. Essas exigências vão desde as obrigações alfandegárias até às da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

            Este trabalho objetiva apresentar um modelo para o gerenciamento da cadeia de suprimentos no setor de produtos de beleza (cosméticos) por uma empresa brasileira, tendo como fornecedor, a planta de produção localizada na China.  Será apresentado o estágio inicial do relacionamento entre estas duas empresas, se valendo do Comakership, o planejamento de compras respeitando o lead time do fornecedor, a fabricação desses produtos, o acompanhamento do pedido, a escolha do Incoterm, o tempo de transporte internacional, escolha do porto de destino, o desembaraço do produto, o atendimento das normas alfandegárias, sanitárias, entre outras exigências legais que influenciam no lead time do produto. Ao longo da cadeia foram apontadas as dificuldades encontradas, e foram sugeridos mecanismos baseados na logística enxuta com a finalidade de aperfeiçoar o processo de produção e distribuição dos pedidos.

 

METODOLOGIA:
O modelo da cadeia de suprimentos foi desenvolvido após acompanhamento do processo de produção e distribuição de uma empresa multinacional fabricante de cosméticos, cujo centro de produção está localizada na China e pontos de venda no Brasil. Num primeiro instante foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o mercado de cosméticos no Brasil, os mecanismos de importação utilizados, requisitos da Vigilância Sanitária, lead time, entre outros termos a negociação pertinentes ao assunto, em livros, teses, artigos especializados e sítios na rede mundial de computadores. No momento subseqüente foi feita a descrição dos processos associados a cadeia de suprimento, e apresentados em fluxogramas detalhando as características dos processos visando atender os requisitos de produção conforme a China e exigências de comercialização no Brasil. Finalmente foram incluídas as melhoras que foram implementadas ao longo do acompanhamento deste trabalho.
RESULTADOS:

Conhecendo as etapas de cada um dos processos envolvidos nessa negociação internacional e os critérios estabelecidos para cumprimento desses passos, de ambos os lados, foram sugeridas e implementadas propostas de melhora visando alcançar índices de produção enxuta em cada segmento da cadeia de produção. Os resultados apontaram uma economia de tempo na ordem de 40%, minimizou-se o índice de alto risco de detenção no recinto alfandegário e uma redução de perdas na ordem de 12%.

CONCLUSÃO:

Os resultados apontaram que é possível as empresas envolvidas tomarem ações preventivas a fim de evitar que problemas como os expostos no texto anterior interrompa o ciclo natural de uma importação saudável, o abastecimento do estoque, a satisfação do cliente em encontrar o produto desejado no local esperado e principalmente a aplicação da Logística Enxuta.

Palavras-chave: Negócios Internacionais, Lead time, Logística Enxuta.