61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CARACTERIZAÇÃO CROMOSSÔMICA DE Podocnemis expansa e Podocnemis unifilis (TESTUDINES, Pelomedusidae) DO RIO UATUMÃ-AM.
Luciana da Silva Cardoso 1
Aylton Saturnino Teixeira 2
Celeste Mutuko Nakayama 2
1. Bolsista PIBIC/CNPQ, Centro universitário Nilton Lins – UNINILTON LINS
2. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, co-Orientador e Orientadora
INTRODUÇÃO:

Na região amazônica, o gênero Podocnemis é bastante encontrado e sua classificação é descrita com a Ordem Testudines, subordem Pleurodira, família Pelomedusidae. O gênero Podocnemis possui seis espécies descritas para a América do Sul: Podocnemis expansa, P. erytrocephala, P. vogli, P. lewyana, P. sextuberculata e P. unifilis. Quatro das seis espécies ocorrem na região Amazônica que são Podocnemis expansa, P. erytrocephala, P. sextuberculata e P. unifilis. A família Pelomedusidae tem como características marcantes um casco ósseo formado pela carapaça e plastrão, ovalados ou achatados e pescoço retrátl. Essas estruturas possuem grandes influências na sistemática do grupo. Esses animais são encontrados nos mais variados locais e considerados os mais antigos répteis existentes. São importantes na economia das populações tradicionais da região amazônica. O trabalho teve como objetivo Caracterizar citogeneticamente Podocnemis unifilis e P. expansa do rio Uatumã, AM.

METODOLOGIA:

Foram coletados e analisados nove exemplares de Podocnemis expansa e seis exemplares de P. unifilis do lago Maracaranã. Os cromossomos metafásicos foram obtidos através da técnica de cultura de linfócitos de sangue periférico, que consistiu em 1 mL de sangue da veia femoral dos quelônios com seringa descartável heparinizada, transferindo o sangue total no meio de cultura para cariótipo, este permaneceu na estufa a 37º C por 72 horas, uma hora antes de terminar o período de 72 horas, acrescentamos 0,25 mL de colchicina à 0,025%, em seguida centrifugamos  o material por 10 min a 900 rpm, o sobrenadante foi desprezado e acrescentamos 10 mL de cloreto de potássio (KCl 0,075 M) por 45 min para hipotonização, após esse tempo  adicionamos 12 gotas de fixador, centrifugamos por 10 minutos a 900 rpm, descartamos o sobrenadante e adicionamos 10 mL de fixador e centrifugamos por mais 10 min a 900 rpm em um total de três fixação. A solução obtida, pingamos em lâminas limpas e coramos com solução de Giemsa por 15 min. para visualização dos cromossomos. As melhores metáfases foram fotografadas e seus cariótipos foram montados. As preparações cromossômicas para visualização das regiões organizadoras de nucléolos (RONs), foram feitas por meio de impregnação por nitrato de prata (AgNO3).

RESULTADOS:

O número diplóide encontrado para as duas espécies estudadas foi 2n=28 cromossomos. A fórmula cariotípica de Podocnemis expansa é constituída de 12 cromossomos metacêntricos, 6 cromossomos submetacênticos, 2 cromossomos subtelocêntricos e 8 cromossomos acrocêntricos com NF=48 e para P. unifilis 10 cromossomos metacênticos, 2 subtelocêntricos e 16 acrocêntricos com NF=40. A região organizadora de nucléolo (RON) apresentou um sistema de RONs simples, ou seja, apenas um par de cromossomos homólogos portador de RONs, sendo que em P. expansa as marcações foram na região intersticial próximo ao centrômero de um par de cromossomos sumetacêntricos grandes enquanto que em P. unifilis, estes se localizou na posição intersticial próximo ao centrômero de um par de cromossomos metacêntricos grandes.

CONCLUSÃO:

As espécies Podocnemis expansa e Podocnemis unifilis apresentaram o número diplóide 2n=28 cromossomos, dados semelhantes foram encontrados também por Ayres et al. (1969). Comparando os cariótipos apresentados por esses autores com os nossos, observa-se que houve uma diminuição de cromossomos metacêntricos, um aumento de submetacêntricos, subtelocêntricos e acrocêntricos. Essas diferenças se devem a rearranjos não Robertsonianos do tipo inversão pericêntrica. A região organizadora de nucléolo (RON) apresentou um sistema de RONs simples, sendo que em P. expansa as marcações foram na região intersticial próximo ao centrômero, de um par de cromossomos sumetacêntricos grandes enquanto que em P. unifilis, estes se localizou na posição intersticial, próximo ao centrômero de um par de cromossomos metacêntricos grandes.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Palavras-chave: Podocnemis, cariótipos, RONs.