61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
PROPAGAÇÃO VEGETATIVA EM ESTACAS DE Randia Formosa (Jack.) K. Schum. EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ÁCIDO INDOL-3-BUTÍRICO (AIB)
Eleine Weimann 1
Laylah Roberta Barbosa Pereira 1
Luiz Alberto Pessoni 2
Frank James Araújo Pinheiro 3
1. Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas - CBio/UFRR
2. Prof, Doutor - CBio/UFRR - Orientador
3. Prof. Doutor - CBio/UFRR
INTRODUÇÃO:
Randia formosa é um arbusto lenhoso, da família Rubiaceae, nativo das savanas do Estado de Roraima, popularmente conhecido como ‘estrela do norte’. A espécie possui potencial ornamental tanto pelo seu padrão vegetativo quanto pelas flores brancas e perfumadas que produz. Neste trabalho foram avaliados métodos de propagação da espécie por estaquia e por semente.
METODOLOGIA:
A propagação por estaquia foi avaliada em estacas lenhosas e semilenhosas com 15 cm de comprimento e com até 1,5 vezes o diâmetro de um lápis. As estacas foram coletadas de matrizes nativas de uma área de savana localizada no Campus do Cauamé da UFRR, município de Boa Vista, durante a estação seca (fev/2008). Foram avaliadas diferentes concentrações do fitorregulador ácido indol-3-butírico (AIB): 0, 200, 400, 800 e 1600 ppm, por meio da imersão da base das estacas, por cinco segundos, na solução hormonal. As estacas foram deixadas enxugar à temperatura ambiente e depois transplantadas em tubetes de 120 cm³ contendo como substrato um composto de casca de arroz carbonizada, vermiculita e areia, misturados em iguais proporções. O Experimento foi conduzido em casa de vegetação sob nebulização intermitente. Foram utilizadas 18 estacas por parcela e quatro repetições por tratamento, em delineamento de blocos completos casualizados. Após um período de 90 dias foram avaliadas as seguintes características: nº de estacas com brotações, nº médio de brotos por estaca, nº de estacas que formaram calos ou raízes e nº médio de raízes por estaca. A propagação por sementes foi avaliada em placas de Petri forradas com papel de filtro umedecido com água destilada. Foram colocadas 35 sementes por placa, 3 mantidas sob luz constante e 3 envoltas em papel alumínio, à temperatura ambiente. Após 15 dias foram contadas o número de sementes germinadas e calculado o percentual de em cada tratamento.
RESULTADOS:
O percentual de estacas com brotações foi elevado em todos os tratamentos (mínimo 80%), com 2,5 brotos por estaca, aproximadamente. A formação de calos e/ou raízes variou entre 43% (0 ppm) e 64% (1600 ppm), porém não houve diferenças estatisticamente significativas entre os tratamentos. O número médio de raízes por estaca foi de aproximadamente 3,3. A análise de regressão evidenciou efeito positivo do hormônio na formação de calos e/ou raízes (R² = 92%). A germinação das sementes, tanto na presença quanto na ausência de luz atingiu percentual igual a 100%.
CONCLUSÃO:
1) Randia formosa pode ser propagada, com relativa facilidade, tanto por sementes quanto por estaquia; 2) O uso do fitorregulador AIB parece aumentar o percentual de estacas enraizadas, sendo necessário um tempo maior de avaliação para confirmar este efeito. 3) As sementes da espécie não apresentam sensibilidade à luz no processo de germinação.
Instituição de Fomento: MEC - Programa PET/SESu
Palavras-chave: enraizamento, estaquia, estrela-do-norte.