61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA EM PRATICANTES DE JIU-JITSU DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO
Marcelo Alves Cardoso 1, 5
Juliana Nunes de Oliveira 2, 5
Elizângela de Souza Bernaldino 2, 5
Eduardo Antunes de Oliveira 2, 5
Leudion Cardoso Cavalcante 3, 5
Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves 4, 5
1. Prof. Esp. Ciência do Movimento Humano – UNIR
2. Prof. Esp. rede municipal de ensino de Porto Velho - RO
3. Acadêmico do Curso de Educação Física - UNIR
4. Prof. Ms. Departamento de Educação Física – UNIR - Orientador
5. Grupo de Estudos do Desenvolvimento da Cultura Corporal – CELAFIU/DEF/UNIR
INTRODUÇÃO:

As modalidades esportivas são um grande estímulo para os indivíduos se manterem ativos. Portanto, observa-se um aumento pelas escolas especializadas em modalidades esportivas. Por ser atrativas, as modalidades esportivas têm se tornado um bom instrumento no processo de desenvolvimento das variáveis de aptidão física relacionada com a saúde. Uma destas modalidades é o jiu-jítsu, que vem se tornando popular em todo mundo; sua prática possibilita um homem mais fraco vencer um oponente mais forte de forma suave, aproveitando-se da técnica para em um descuido dominar o oponente. Para que os sujeitos que praticam esta modalidade atinjam bons níveis de aptidão física, é importante disciplina e conhecimento adequado do funcionamento do corpo humano, principalmente dos fatores relacionados aos processos metabólicos e morfológicos. Conhecer procedimentos cineantropométricos para se verificar a composição corporal, aumenta as possibilidades de sucesso na periodização das sessões, assim como, encontrar um método mais apropriado para determinada população. Conforme o exposto pretende-se, verificar a correlação entre duas fórmulas para o cálculo de percentual de gordura corporal em praticantes de jiu-jítsu do sexo masculino na faixa etária de 18 a 29 anos da cidade de Porto Velho-RO.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado no espaço da academia J. Gomes em Porto Velho-RO. A população foi composta por sujeitos praticantes de jiu-jítsu, vinculados a Federação Rondoniense de jiu-jítsu. A amostra foi constituída aleatoriamente por 30 sujeitos do sexo masculino, faixa etária de 18 a 29 anos, X= 23,55 ± 3,79; peso corporal total 74,59 ± 5,69 kg; e estatura 172,22 ± 4,7cm. As fórmulas para verificação do percentual de gordura foram preconizadas por JACKSON E POLLOCK (1993); sendo uma específica para atletas na faixa etária de 18 a 29 anos, em que é formulada a partir do somatório de sete dobras cutâneas (Tricipital, Subescapular, Peitoral, Abdominal, suprailíaca, Axilar média, Coxa) e a idade; a outra fórmula generalizada para homens sadios na faixa etária de 18 a 61 anos, utiliza a soma de três dobras cutâneas (Peitoral, Abdominal, Coxa) e a idade. Para a análise estatística dos dados, utilizou-se a média, desvio padrão e o coeficiente de correlação de Pearson (r).

RESULTADOS:
Após a análise dos resultados, observou-se primeiramente que, quando comparado com a tabela referencial preconizada por Lhoman (1992), o percentual de gordura (%G) da amostra, calculada pela fórmula para atletas X= 11,01 ± 4,41; e, pela fórmula generalizada X= 10,70 ± 4,28, encontram-se em uma classificação abaixo da média populacional. E, o nível de associação entre os dois resultados foi positivo; correlação (r=0,97) entre eles.
CONCLUSÃO:
Considerando os resultados encontrados na presente pesquisa, conclui-se que esta amostra encontra-se com níveis na variável percentual de gordura, dentro dos padrões que são considerados abaixo da média populacional, estimados pelos dois modelos de equações. Assim, com estes valores de percentual de gordura, estes indivíduos possuem possibilidades diminuídas de serem acometidos por doenças relacionadas com o aumento da gordura corporal. Também, pode-se inferir que, para verificação do percentual de gordura nesta amostra específica, qualquer uma das fórmulas usadas neste estudo pode servir. Esses achados são relevantes no sentido de se estabelecer com clareza a real importância de se usar ou não determinadas fórmulas matemáticas para determinar o percentual de gordura em sujeitos ativos e/ou sedentários.
Palavras-chave: Fórmulas, Percentual de gordura, Jiu-jítsu. .