61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
Monitoramento de coliformes totais e de E. coli em águas provenientes de poços e do sistema de abastecimento público utilizadas para consumo humano no bairro de Santa Rita, Macapá-AP, Brasil.
Jéssica Caroline Evangelista Vilhena 1
Anamaria de Sousa Duarte 2
Arialdo Martins da Silveira Júnior 1
1. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/ Alunos de Iniciação Cientifica IEPA/CNPq
2. Pesquisadora IEPA/CNPq
INTRODUÇÃO:

A água destinada ao consumo humano deve ser isenta de contaminantes químicos e biológicos. Os mais importantes organismos patogênicos da água são as bactérias, os vírus, os protozoários e os helmintos, que veiculados pela água, podem ocasionar diversas doenças. Organismos indicadores de contaminação fecal podem ser encontrados, em grande número, em efluentes tratados, em águas naturais e em solos expostos às fezes de humanos e animais de sangue quente. Na água, o organismo indicador de contaminação fecal mais utilizado é a E.coli, pois a presença dele mostra que a água pode ter recebido uma carga fecal, o que ocasiona a deterioração da qualidade microbiológica dessa e, por conseguinte, pode trazer riscos à saúde de quem consome tal água. Como a cidade de Macapá é uma das capitais do Brasil com menor índice de sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários e o bairro onde foi desenvolvida a pesquisa utiliza o sistema poço/fossa para atender as necessidades de saneamento básico, o presente trabalho objetivou monitorar a concentração de coliformes totais e E.coli da água proveniente de poços e do sistema público de abastecimento de água (CAESA) utilizada para consumo humano no Bairro Santa Rita, Macapá-AP.

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo seccional descritivo, tomando-se uma amostra por domicílio familiar de casas habitadas, escolhidas aleatoriamente. Como instrumento inicial da pesquisa, foi aplicado um questionário domiciliar, para avaliar as condições físicas e sanitárias de 258 casas que representam 10% do total de domicílios localizados no bairro de Santa Rita. Foram excluídos os estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e prédios públicos. Das 258 casas entrevistadas, foram escolhidas, aleatoriamente, 25 casas (10% das casas localizadas no bairro) onde foram realizadas as análises químicas e microbiológicas da água. As amostras foram coletadas, preservadas e determinadas de acordo com APHA (2003) e a freqüência de amostragem foi mensal. Para as determinações microbiológicas e químicas da água, o líquido foi acondicionado em bolsas plásticas estéreis de volume igual a 100 mL e em garrafas plásticas, lavadas em ácido clorídrico, respectivamente. Determinaram-se, ao longo do experimento, os seguintes parâmetros: pH pelo método eletrométrico, NH3+ pelo método espectrofotométrico, coliformes totais e E. coli pelo método do substrato definido, utilizando reagente COLILERT.

RESULTADOS:

Os resultados mais importantes obtidos através do estudo seccional descritivo para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário foram: 71,3% dos informantes usam água para consumo humano da concessionária local (CAESA) e 28,7% utilizam água de poço, para o mesmo tipo de uso, sendo a maioria desses poços classificados como rasos. Aproximadamente, 90% dos entrevistados utilizam fossas sépticas ou rudimentares e o sistema utilizado para o esvaziamento das fossas em 61,6% dos domicílios é o carro limpa fossa. O preço de cada coleta varia de R$ 80,00 a 300,00R$ e o destino dos dejetos coletados é um dos córregos que deságua no Rio Amazonas, situado a montante do sistema de captação de água utilizada para abastecimento público. Os resultados das análises microbiológicas da água mostraram que a concentração de E.coli na água distribuída pela CAESA está de acordo com a Portaria no. 518, do Ministério da Saúde, porém o mesmo não foi verificado para os coliformes totais que estavam presentes em 50% das amostras analisadas contrariando, portanto, ao padrão preconizado pela portaria. Com relação às águas provenientes dos poços, foi constatada presença de coliformes totais e E. coli em 50 e 30% das amostras analisadas, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Através do estudo seccional descritivo pode-se observar que uma parcela significativa dos moradores utiliza água de poço e uma grande maioria utiliza como sistema de esgotamento as fossas, com isso, as águas estão susceptíveis a contaminação por patógenos. Na análise microbiológica da água foi constatada que a água fornecida pela concessionária local possui boa qualidade para o parâmetro E. coli, entretanto quanto aos coliformes totais, não foi atendido os limites preconizados pela a Portaria no. 518, do Ministério da Saúde. Quanto à água proveniente de poços, verificou-se, que a concentração dos dois parâmetros ficou acima do permitido pela referida portaria em um número significante de amostras analisadas. Convém ressaltar, essa contaminação é devido ao uso de fossas que contaminam as águas subterrâneas, fato que é agravado pelo período das chuvas.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ / Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia- SETEC
Palavras-chave: Saneamento, abastecimento de água , coliformes.