61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Eliane dos Santos Simas 1
Paulo Diego Caetano Rodrigues 1
Arlene Oliveira Souza 2
Silvana Tulio Fortes 3
1. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CBio/UFRR (bolsista PIBID)
2. Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Boa Vista/RR (supervisora PIBID)
3. Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR (coordenadora PIBID - Biologia)
INTRODUÇÃO:
Na história da educação brasileira o ensino esteve, por muito tempo, pautado no modelo tradicionalista, marcado pela simples transmissão dos conhecimentos produzidos pela ciência ao longo da história da humanidade. O ensino de Ciências e de Biologia, também vem sendo marcado por um ensino teórico e enciclopédico. Sabe-se que ainda hoje, em geral, as aulas de Biologia não levam os alunos a uma aprendizagem científica significativa e efetiva, face ao desinteresse dos jovens do ensino médio, o que contribui negativamente para o desenvolvimento de atividades nas aulas de Biologia. A idealização dessa pesquisa se deu a partir da necessidade de verificar a aceitação de novas propostas de ensino, por parte dos alunos, além da intenção de redirecionar a forma de repasse dos conteúdos na escola Estadual Presidente Tancredo Neves, uma das escolas contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do Governo Federal. Considerando a aula prática uma estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na aprendizagem de Biologia, o objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Boa Vista, Roraima, sobre as atividades desenvolvidas nas aulas de Biologia, ressaltando-se as atividades práticas.
METODOLOGIA:
O estudo foi composto por um questionário com sete questões, abertas ou fechadas, que abrangeram afinidade com a Biologia, dificuldades de aprendizado, relacionamento professor-aluno e rendimento nas atividades práticas. O questionário foi respondido por 150 alunos matriculados nas três séries do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, situada em um bairro periférico de Boa Vista/RR. Os dados coletados foram tabulados, organizados em tabelas e demonstrados em gráficos com tratamento estatístico de freqüência simples.
RESULTADOS:
Através da análise dos resultados pode-se verificar que a maioria dos alunos, cerca de 96%, tem grande interesse pela Biologia e consideram as aulas práticas, quando bem aplicadas, fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos que não consideram as aulas práticas eficientes, cerca de 4%, são praticamente os mesmos que não gostam da matéria Biologia. Além disso, os dados indicam interesse dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves pelos diversos ramos da Biologia, isto é, Botânica, Zoologia, Ecologia, Genética, Microbiologia, incluindo temas relacionados à Saúde. Dentre as dificuldades nas aulas de Biologia, verifica-se que a ausência de imagens, especialmente de vídeos foi a mais apontada, representando cerca de 80% dos alunos; pode-se perceber que os vídeos foram eleitos pelos alunos como material didático que mais auxilia o entendimento do assunto tratado nas aulas teóricas. Com relação a interação entre professor-aluno, os resultados apontam que esta é positiva e, segundo os alunos, é necessária para melhor compreensão do assunto, principalmente nas aulas teóricas com ausência de imagens.
CONCLUSÃO:
Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Tancredo Neves têm afinidade com a Biologia e estão motivados a participar de atividades práticas, pois segundo eles, estas atividades despertam a vontade de aprender e aumentam as chances de compreensão dos conteúdos ministrados. Ressalta-se, contudo, a importância da conciliação entre prática e teoria na exposição dos conteúdos de Biologia.
Instituição de Fomento: PIBID - CAPES
Palavras-chave: atividades práticas, ensino médio, biologia.