61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O ENSINO DAS ARTES E SUAS DIFICULDADES OBSERVADAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MANAUS
Denize Piccolotto Carvalho 1
Juliana de Rocio Luperdiga Saad 1
Willians Martins de Amorim 1
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:

O tema “O ensino das artes e suas dificuldades observadas nas escolas públicas de Manaus” surgiu a partir de discussões da disciplina Estágio Supervisionado I, com reflexões que dizem respeito às dificuldades encontradas no ensino de artes nas escolas, tais problemáticas condizem com a formação do professor, o espaço físico, a disponibilidade de materiais didáticos, a duração mínima das aulas, a metodologia aplicada e a excessiva quantidade de alunos. Atualmente, o ensino de artes é obrigatório nas escolas de todo Brasil abrangendo em seu currículo as quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e música, porém a prática tem mostrado que essas instituições não possuem o mínimo de condições para realização da proposta educacional em artes, ocorrendo a utilização de apenas uma linguagem, geralmente as artes visuais, sendo assim é necessário a revisão do cenário atual de ensino da arte. Percebe-se que a Arte na educação tem fundamental importância na formação de indivíduos críticos e sensíveis à realidade circundante, para tanto é necessário elaboração de métodos e condições para que tal formação se concretize.

METODOLOGIA:

O artigo está embasado em pesquisa de campo, sendo que esta partiu da análise de observação de 10 escolas da rede estadual de ensino de Manaus.

O trabalho desenvolvido englobou entrevista de professor/aluno, registros fotográficos da prática e das condições oferecidas pelas escolas e observação do desenvolvimento da disciplina de artes. O enfoque desta pesquisa se aborda atendendo a dois critérios: a finalidade da pesquisa e a natureza da informação (Bigné, 2000). Pelo que se refere à finalidade, como se desprende da hipótese sugerida, o enfoque é principalmente quase-experimental, já que se centra no estudo dos antecedentes e efeitos das variáveis educacionais. Com respeito à natureza da informação, se adota um enfoque misto: qualitativo e quantitativo. Por uma parte, se efetuaram uma série de questionários iniciais (questionário 1), com o objetivo de analisar a mostra selecionada e a experiência dos membros da mesma em relação com a prática pedagógica das Artes em escolas municipais de Manaus e medir com maior precisão as respostas possíveis da análise utilizada na segunda parte da pesquisa quantitativa. E por outra parte, se adota um enfoque quantitativo (questionário 2) – mais preciso, de tal maneira que o primeiro questionário serve como pré-teste e o segundo questionário como pós-teste.

 

RESULTADOS:

Os questionamentos levantados na disciplina Estágio Supervisionado I, foram observardos no desenvolvimento da disciplina de artes nas salas de aula, verificando o atual contexto de Manaus. Percebeu-se na pesquisa de campo que a grande parte dos professores ministrantes das aulas não são formados na área de artes e que estes profissionais não buscam por formação especifica, dificultando a sua interação com diversos métodos de ensino, não levando em consideração o contexto do aluno, outra dificuldade encontrada é quanto a ausência de  espaço físico adequado para o ensino de qualquer linguagem artística, a precária disponibilidade de materiais didáticos, a duração insuficiente das aulas, não possibilitando o desenvolvimento pleno do ensino da arte e a excessiva quantidade de alunos dificulta a atenção do professor para as necessidades individuais de cada um.

CONCLUSÃO:

A partir da amostragem dos resultados constatou-se que o ensino de artes tem sido trabalhado na escola de forma arbitrária, desconsiderando as necessidades para a efetivação de um ensino que venha a promover o desenvolvimento da capacidade criadora e imaginativa, aspectos sociais e afetivos de cada individuo, estimulando assim a sua sensibilidade crítica para o seu meio, afim de que perceba a possibilidade de mudança do mesmo. Para tal o profissional da educação em arte e a escola devem está habilitados para se adequarem ao contexto, conhecendo a realidade dos alunos, no qual saibam proporcionar condições de forma que estabeleça a ligação entre práxis e conhecimento, havendo relação com o cotidiano e ambiente do educando. A partir do conhecimento da situação atual do ensino e suas dificuldades é possível buscar alternativas de mudança para se tenha um ensino que venha contribuir para a formação de indivíduos com saberes em arte, sensíveis e perceptivos a respeito da arte produzida no seu entorno, capacitados para atuar no seu contexto sócio-cultural de forma criativa e criticamente.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Ensino de Artes, Professor, Escola.