61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA ESCOLA NOTURNA DO ENSINO MÉDIO
Leodinéia Gama de Andrade 1
Nuncia Farias de Alencar 1
Fabio Medeiros Ferreira 1
Fabiane Maia Garcia 1
Cleide Daiane Amorin 1
Daniel Augusto de Oliveira Serrão 1
1. Universidade Federal do Amazonas - ICET/Itacoatiara - AM
INTRODUÇÃO:

 

No terceiro período do Curso de Ciências: matemática e física, tendo como objetivo o contato direto com a realidade educacional do município de Itacoatiara foi ofertada a disciplina Prática Curricular I. Esta é compreendida como uma ação orientada para o acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício da docência, ou seja, a efetivação da indissociabilidade teoria e a prática pedagógica dos professores-alunos. Este momento estabeleceu uma nova etapa da vida acadêmica, no qual as situações de dialogo, discussão, reflexão e reavaliação possibilitaram uma forma de ação-reflexão-ação contínua e interdisciplinar. A prática foi vivenciada por grupos de acadêmicos em que lhes coube entre outros a escolha da escola, sendo a Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendonça Lima, situada na Avenida Mario Andreazza no bairro de São Cristóvão escolhida. A ação foi paltada na realização do diagnóstico, a identificação das facetas visíveis do Plano Nacional de Educação e a construção de um instrumento de intervenção capaz de apoiar a comunidade escolar noturna do ensino médio.

METODOLOGIA:

As atividades se processaram em dois momentos concomitantes, sendo que o primeiro foi na própria universidade sob a orientação do professor da disciplina, onde foram formados grupos de quatro elementos ficando estabelecida a instituição para nos direcionarmos, foram feitas cartas de apresentação oficializando o segundo momento no qual foi primordial a aceitação da escola. As observações da prática curricular, usaram como instrumento formal às anotações em um caderno de campo onde de forma individual cada componente do grupo fez suas anotações, todavia foi necessária reunião entre os componentes e junto com o técnico em educação da referida escola foi verificado os dias de planejamento dos docentes, a formação de cada um deles e a metodologia utilizada. Nos encontros semanais ficou estabelecida a observação junto ao docente no momento da aula, sendo a disciplina de interesse do grupo, as discussões eram feitas após o término do encontro e posteriormente relatadas em sala de aula na presença dos outros grupos, também foram feitos seminários para apresentação do diagnóstico da escola com ênfase em seus aspectos pedagógicos.

RESULTADOS:

Uma vez que foram feitas observações percebeu-se a falta de estímulo dos alunos e o baixo desempenho nas avaliações de matemática, situações estas que contribuem para o crescimento da evasão nas escolas de Itacoatiara no período da noite. Em relação às implicações da ação pedagógica da escola e dos professores na vida dos alunos, foi possível constatar até que ponto a forma de trabalho do professor em sala de aula, as relações que se estabelecem entre professores, ambiente de aprendizagem, conhecimento e alunos têm proporcionado a estes uma visão crítica da realidade, do mundo do trabalho no qual estão inseridos e quais as expectativas de melhoria de vida pessoal e profissional que a passagem pelo ensino-aprendizagem formais pode lhes proporcionar. Portanto, faz parte da práxis pedagógica, entre outros procedimentos, proporcionar aos educados situações de ensino-aprendizagem, voltadas para a autoconstrução de conhecimentos. Dentre as estratégias para tal objetivo, propomos um projeto de intervenção voltada para o ensino da matemática, que pretende auxiliar os professores que atuam na área da matemática. Proporcionando-lhes um instrumento motivador, entretanto ele não se apresenta capaz de solucionar todos os problemas apresentados na área, visto que uma técnica por melhor que seja necessita de complemento.

CONCLUSÃO:

Muitos alunos ainda permanecem na escola pelo fato de acreditarem que o estudo fornece conhecimento para melhoria do mundo em que vivemos. No entanto, para a maioria dos professores da rede pública essa expectativa acabou se perdendo ao longo do tempo, hoje a quantidade é mais importante que a qualidade, ou seja, permitir que aluno conclua o ensino médio é muito mais importante do que fazer com que ele realmente aprenda. O nosso desafio enquanto acadêmicos é ao longo do nosso curso compreender a prática curricular para que possamos ver o que ainda permanece oculto, que o ensino de qualidade é para todos independentes de classe social, da falta de material, ou até mesmo pela de organização pedagógica das escolas. Partindo desta realidade nossa escolha propôs um trabalho de intervenção junto à coordenação escolar e a Universidade, para que juntos possamos superar os desafios impostos para ensino médio. Espera-se que com este projeto possamos interagir junto à comunidade escolar e entrelaçar os vínculos entre a escola publica e a universidade.  

 

Palavras-chave: Prática Pedagógica , Escola Publica , Ação – reflexão.