61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 2. Engenharia de Pesca
  ALTERNATIVAS DE CURTIMENTOS E CONFECÇÃO DE ARTEFATOS RECICLÁVEIS REGIONAIS DO COURO DO PIRARUCU (Arapaima gigas)
Viviane Fernandes Oliveira 1
Rogério Souza de Jesus 2
José Jorge da Silva Rebello 3
1. CNPq/INPA/PCI
2. INPA/CPTA
3. FDB/CNPq/INPA
INTRODUÇÃO:
 

Na Amazônia Central, a pesca e a piscicultura geram grande quantidade de peixes e conseqüentemente, uma grande quantidade de resíduos. Uma das formas de utilização desta pele é o tratamento químico aplicado para transformação em couro, através da técnica de curtimento. Esta aplicação é uma alternativa para agregar valor ao pescado, que servirá de matéria-prima na indústria de artefatos de couro. O couro obtido a partir do pescado é considerado exótico e inovador, com grande aceitabilidade em diversos mercados, inclusive internacionais. A espécie escolhida para este trabalho é economicamente explorada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas e possui grande potencial para exploração na piscicultura regional e nacional, possibilitando o aproveitamento dos subprodutos gerados no seu abate, tal como a pele, que poderá ser curtida e utilizada na confecção de artefatos. O presente trabalho teve como objetivo obter diversas alternativas de curtimento (natural, sintético e mineral) com propósito de reduzir o tempo de processamento bem como os custos com os reagentes químicos utilizados e proporcionar agregação de valor ao produto na confecção de artefatos recicláveis.

METODOLOGIA:
 

As peles de pirarucu receberam tratamento preliminar de descarne. Posteriormente as peles foram processadas com auxílio de fulão, obdecendo as seguintes etapas: remolho, com a finalidade repor o teor de água perdida pela pele durante o processo de conservação; caleiro: retira as escamas, age sobre as gorduras e ocasiona a abertura das fibras da pele; desencalagem: consiste na retirada do hidróxido de cálcio; purga: ocorre eliminação de substâncias queratinosas; píquel: prepara as fibras colágenas para uma penetração facilitada dos agentes curtentes; curtimento: os curtentes podem ser a base de substâncias naturais, sintéticas e minerais; rebaixamento: os couros obtém a espessura desejada; neutralização: bloqueia a ação do excesso de ácido que penetrou no couro; recurtimento: corrige defeitos e facilita o lixamento do couro; tingimento: confere cor ao couro; engraxe: confere maciez ao couro; secagem: elimina a água não combinada quimicamente com as proteínas; acabamento: confere cor e brilho aos couros. A confecção dos artefatos recicláveis regionais com os couros obtidos foi feito com utensílios de latas de alumínio, garrafas PET, sementes regionais e vários subprodutos.

RESULTADOS:
 

Visando a importância da melhoria no beneficiamento e da utilização de diferentes tipos de curtimento na transformação da pele do Pirarucu em couro, os resultados obtidos neste trabalho mostraram-se satisfatórios. No processo de curtimento da pele do pirarucu, com diferentes métodos, verificou-se que o curtimento sintético apresentou resultado mais satisfatório em relação aos curtimentos natural (tanino) e mineral (cromo basificado), com relação à redução do tempo de curtimento e a quantidade de reagentes utilizados de acordo com as diversas analises realizadas, os couros obtidos mostraram-se satisfatórios e rentáveis economicamente sendo os mesmos aproveitados de materiais recicláveis e com boa aceitação no mercado.

CONCLUSÃO:
 

Verificou-se que os couros obtidos com curtentes sintéticos apresentaram-se macios, elásticos e suaves, quanto aos curtidos com taninos apresentaram cartonados e frágeis ao rasgamento; os curtidos com cromo, mostraram-se duros, rígidos e ásperos. Com relação à confecção dos artefatos recicláveis regionais com os couros obtidos com curtentes sintéticos e minerais, a sua agregação possibilita o incentivo e a instalação de indústrias coureiras no Estado do Amazonas, bem como a geração de renda e empregos.

Instituição de Fomento: CNPq/SEAP-PR
Palavras-chave: couro de peixe, pirarucu, artefato de couro.