61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
LAZER, CULTURA E IDENTIDADE: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA DE BAIXA RENDA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO- SP.
Madalena Pedroso Aulicino 1
1. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP
INTRODUÇÃO:
O objetivo da pesquisa aqui relatada foi clarear a relação entre práticas de lazer e a questão da identidade sociocultural, tomando-se como exemplo o caso de escolas públicas de periferia de baixa renda do Município de São Paulo, que oferecem atividades dessa natureza abertas a toda a comunidade local. Dois fatores justificaram o desenvolvimento da pesquisa: a tendência de concentração de equipamentos públicos de lazer nas áreas mais centrais e privilegiadas do ponto de vista urbanístico na Capital Paulista (o que, exclui as periferias de baixa renda como a área pesquisada) e o papel do lazer no processo de identidade sociocultural, na perspectiva das comunidades ali residentes. Escolheu-se a escola pública de ensino médio como ambiente de cruzamento dos dois conjuntos de variáveis: lazer e identidade sociocultural, na medida em que as escolas constituem-se praticamente no único equipamento público necessariamente presente, mesmo nas periferias mais carentes. Considerou-se também que, ocasional ou regularmente, as mesmas escolas públicas são usadas para atividades de lazer, associando-se finalmente, a questão da identidade ou não com a escola, a partir desse cenário: lazer, escola pública e identidade.
METODOLOGIA:
Definido o Município de São Paulo como área maior da pesquisa, foi feito um recorte no Distrito Municipal de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de periferia da Capital Paulista, que abriga uma população predominantemente de baixa renda e de considerável nível de vulnerabilidade social. De início foi traçado o perfil socioeconômico do Distrito Municipal da pesquisa e em seguida, desenvolveu-se o trabalho de campo para identificação de espaços e equipamentos de lazer, públicos ou não, disponíveis em Ermelino Matarazzo, Em seguida, foram identificadas todas as escolas estabelecidas na área da pesquisa e selecionadas aquelas que oferecem ensino médio, exclusivamente ou não, mas que necessariamente disponibilizem práticas de lazer abertas `a comunidade em geral. Nessas escolas e em seu entorno, foram aplicados questionários que procuraram relacionar variáveis relacionadas ao perfil socioeconômico, `a frequência e tipos de atividades de lazer no Bairro em geral e nas escolas em particular e a identificação ou não, com as escolas, especialmente.
RESULTADOS:
Foram estabelecidas algumas hipóteses, centralizando-se a pesquisa naquela que relacionou o senso de responsabilidade, a questão da identidade com a escola e práticas de lazer nela oferecidas. Entre outras constatações, foi confirmada a hipótese principal, ou seja, é maior o senso de responsabilidade pela escola na qual se pratica alguma espécie de atividade de lazer, estando a população pesquisada disposta a colaborar voluntariamente para aumentar e diversificar o oferecimento dessas mesmas atividades de lazer. Ou seja, práticas de lazer nas escolas reforçam o senso de pertencimento, de identidade da comunidade em si e com o bem público, a escola. Isso, apesar da possível instrumentalização atribuída a algumas iniciativas oficiais nesse sentido, como o Programa Escola da Família, por exemplo, cujo objetivo último, para alguns, seria a redução da violência, principalmente entre a população jovem, procurando suprir carências mais estruturais com medidas quase de natureza paliativa.
CONCLUSÃO:
O objetivo da pesquisa foi clarear a relação entre práticas de lazer e a questão da identidade sociocultural, tomando-se como estudo de caso, escolas de ensino médio, exclusivamente ou não, em periferia de baixa renda do Município de São Paulo, e que ofereçam atividades de lazer abertas a toda a comunidade. A pesquisa confirmou que há um processo de identificação com a escola na qual se pode usufruir de alguma atividade de lazer, inclusive com o senso de pertencimento e de cuidado com o bem público, além de se fortalecerem os laços entre a comunidade que passa a vislumbrar o potencial de sua ação transformadora. O uso da escola para práticas de lazer gera benefícios para a comunidade, apesar da possibilidade de sua instrumentalização como atenuador da violência, principalmente, juvenil. Nesse sentido, esses dados deveriam orientar políticas públicas no sentido de fortalecer e corrigir programas dessa natureza, investindo principalmente no envolvimento da comunidade como agente de seu próprio futuro.
Palavras-chave: lazer, identidade, escola pública de ensino médio .