61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
MODELAGEM MATEMÁTICA DAS TRÊS MARIAS DA CIDADE DE PORTO VELHO
Ana Luzia de Souza Silva 1
Joe Araújo dos Santos 1
Diego Alves dos Santos 1
1. Departamento de Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR
INTRODUÇÃO:

As “Três Marias”, como são conhecidas um dos maiores pontos turísticos e símbolo da cidade de Porto Velho – RO, são três reservatórios (caixas d'água) localizados ao centro da capital rondoniense, na praça de mesmo nome. A primeira foi erguida em 1910 e as outras duas em 1912, funcionando por efeito da gravidade, foram uma das principais formas de abastecimento de água da capital até meados de 1957. O objetivo deste trabalho consiste em mostrar matematicamente como tais reservatórios funcionavam sob efeito da gravidade, provar o seu volume (aproximadamente 200.000 litros conforme algumas referências) e o tempo aproximado de esvaziamento dos mesmos, mostrando a presença da matemática em aspectos muitas vezes não observados, a fim de despertar um maior interesse nos discentes e demais.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada no ano letivo de 2008, inicialmente o volume e dimensões dos reservatórios foram calculados por aproximação e técnicas físicas e matemáticas, como o cálculo da altura do objeto pela projeção da sua sombra, cálculo do raio da figura, comparação geométrica, dentre outros. Por meio do projeto da empresa construtora, obtemos resultados mais exatos, dimensões mais precisas do objeto. O cálculo integral e estudo da geometria são abordados a fim calcular o volume do objeto como um sólido de revolução ou semelhante. Conceitos físicos serão explanados a fim de mostrar o efeito da gravidade e o tempo de esvaziamento dos reservatórios. A importância cultural das “Três Marias” será bastante enfatizada, assim como a modelagem matemática, e os fatores que contribuíram para sua construção e desativação.

RESULTADOS:

As pessoas se deparam diariamente com as famosas caixas d'água localizadas em Porto Velho, mas poucas observam a beleza matemática ali contida, a modelagem matemática nos permitevalorizar as formas dos objetos e questionar seus aspectos e utilizações. A elaboração deste trabalho certamente valorizou um pouco mais a importância histórica e cultural das “Três Marias” e estimulou o estudo da modelagem matemática, um assunto que está cada vez mais em foco nos nossos dias, principalmente nas séries fundamentais das instituições de ensino em geral.

CONCLUSÃO:

A matemática está presente em tudo ao nosso redor. Embora muitos discentes das mais diversas instituições de ensino tenham certa dificuldade com a visualização de formas geométricas espaciais, trabalhando-se com modelagem matemática pode-se obter bons resultados e propiciar um estimulo maior aos discentes em geral, na modelagem os alunos podem achar as respostas sobre a importância da matemática e suas aplicações no dia-a-dia.

Palavras-chave: Modelagem matemática, Geometria, Reservatório.