61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AVALANCHE QUÍMICA – UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA DE TRABALHAR A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Josy dos Santos Gomes 1, 2
Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima 1, 2
Francisco Willian de Souza Lucas 1, 2
Sandro Thomaz Gouveia 1, 2, 3
1. Universidade Federal do Ceará
2. PET Química UFC
3. Professor Doutor, Departamento de Química Analítica e Físico-Química.
INTRODUÇÃO:
A disciplina de química no ensino médio tem sido vista pela maioria dos alunos, como uma disciplina difícil, distante da realidade do aluno e descontextualizada. Embora este fato seja questionável, isto é uma realidade, sobretudo em escolas que não possuem laboratórios. De fato á estrutura curricular existente exige nos primeiro anos do ensino médio, um elevado grau de abstracionismo deste aluno ao tratar de assuntos difíceis de serem visualizados como, por exemplo, a atomística. Paralelo a isto, o grupo PET Química da Universidade Federal do Ceará, vem desenvolvendo diferentes estratégias na abordagem da química no cotidiano. Entretanto o foco dessas estratégias era voltado apenas para o curso de graduação da própria instituição e eram realizadas de forma isoladas. Diante do exposto, o grupo PET resolveu desenvolver um trabalho de pesquisa procurando utilizar essa experiência adquirida junto aos alunos de graduação com a necessidade de se buscar novas estratégias no ensino médio com caráter motivador no aprendizado de química. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em duas escolas de ensino médio com a utilização desta estratégia inovadora chamada Avalancha de Química.
METODOLOGIA:
A metodologia pode ser dividida em três etapas distintas. A primeira relacionada à elaboração do material a ser trabalhado, que remota a elaboração de 24 painéis juntamente com os calouros do curso de graduação, elaboração de seminários empregando a química no cotidiano e ainda a montagem de experimentos de fácil elaboração que empregue produtos comerciais. A segunda etapa é desenvolvida na escola com uma sondagem inicial do nível de envolvimento dos alunos com a química e sua concepção com relação este conteúdo, sendo posteriormente elaborada uma estratégia de atuação com carga horária de 4 horas de execução. A ultima etapa foi realizada internamente no grupo PET, onde são realizadas as considerações e ponderações sobre as ações desenvolvidas e seus desdobramentos. Para este trabalho serão apresentados os resultados obtidos em duas escolas da cidade de Fortaleza com um público alvo em torno de 150 alunos dos 1º e 2º ano do ensino médio e envolvendo os 15 integrantes do grupo PET.
RESULTADOS:
Essa ação chamada de Avalanche Química foi idealizada de forma a promover uma maior proximidade dos alunos do ensino médio com uma química do cotidiano. Para isto foram utilizadas diferentes estratégias de abordagens, podendo ser agrupada em três formas. A primeira em formato de painel didático procurava aguçar visualmente o aluno com a apresentação oral destes por cada um dos bolsistas. Foram abordados temas como drogas ilícitas, química verde, química forense, cabelo, lixo industrial, reciclagem, energia alternativa, corrosão entre outros. A segunda estratégia consistia em apresentações de seminários cujo conteúdo envolvesse o dia-a-dia dos alunos como chocolate, química do amor, alquímica, perfumes entre outros.  A terceira estratégia metodológica consistia em apresentar diferentes reações químicas possíveis de serem observadas considerando produtos comerciais encontrados em supermercados, procurando explicar as reações envolvidas. Ao longo de toda a atividade este alunos eram estimulados a participarem das ações realizadas. De uma maneira geral percebe-se uma desmistificação da química, isto pode ser percebido seja pelas respostas obtidas no questionário de sondagem, nos questionário de avaliação ou nos depoimentos colhidos ao longo das ações.
CONCLUSÃO:

Esta metodologia desenvolvida possibilita que o aluno de ensino médio, mesmo não dominando o conceito apresentado em determinado assunto, possa perceber o entendimento dessa ciência, possibilitando um despertar para uma nova forma de estudo. Os resultados obtidos deste ensaio nestas escolas permitiram vislumbrar ações continuadas com esse conjunto de alunos, tendo sido criada uma comunidade no site de relacionamento “Orkut” na qual estão sendo trocadas mais informações sobre a química e suas aplicações. Além disso, essa experiência motivou o grupo PET em promover mais ações desse tipo, tendo como prioridade escolas de ensino público e que não disponham de estrutura laboratorial.

Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: ensino médio, divulgação de química, química no cotidiano.