61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
HERBÁRIO MICOLÓGICO: PATRIMÔNIO DE COGUMELOS DA AMAZÔNIA
Maria Francisca Simas Teixeira 1
Jair Putzke 2
Rosana Antunes Palheta 1
Italo Thiago Silveira Rocha Matos 1
Lorisa Simas Teixeira 1
Taciana de Amorim e Silva 1
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Universidade de Santa Cruz do Sul
INTRODUÇÃO:

O Herbário Micológico, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, foi instituido no dia 25/02/2009 e, denominado de “Herbário Micológico Jair Putzke”, como resultado de atividade didática-científica realizada no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica-PPGDB.  Tanto a criação  quanto a denominação do herbário foi uma decisão de professores e alunos por considerar-se a relevância da participação do Professor Jair Putzke, a importância e o quantitativo do macrofungos obtidos no levantamento realizado nos diversos ecossistemas do Campus Universitário da UFAM, atividade que proporcionou a preservação de uma coletânea de fungos macroscópicos que está sob a responsabilidade, coordenação e curadoria de professores, técnicos e alunos da Micologia, ligados diretamente  ao Instituto de Ciências Biológicas. Por ser uma unidade relacionada com estudos micológicos pioneiro, especialmente a cerca dos macrofungos de importância alimentícia, têm como objetivo fortalecer conhecimento  taxonômico a cerca da micobiota de cogumelos de ocorrência na Amazônia, de forma a contribuir para criação de novas alternativas de sustentabilidade regional e fortalecer as atividades acadêmico-científicas, assim como, às escolas de ensino fundamental, médio e a pesquisadores de áreas afins.

METODOLOGIA:

Os  espécimes  foram  coletados nas áreas de floresta do Setor Sul e Norte da UFAM durante  excursões realizadas pelos professores e alunos em fevereiro a abril de 2009. O material coletado foi fotografado in situ, coletado e analisado morfologicamente. A identificação foi realizada com base na literatura específica para Agaricales.

RESULTADOS:

A partir do levantamento realizado foram  coletados 143 espécimes, representando cinco (5) famílias, 27 gêneros, dos quais 18% foram identificadas em nível especie, representadas por Agrocybe cylindrica, Campanella agaricina, Caripia montagnei, Chaetocalathus cf. Liliputianus, Cheimonophilum candidissimum, Hohenbuehelia testudus, Coprinus disseminatus, Filoboletus gracillis, Hohenbuehelia paraguayensis, Hygrotrama tetraspora, Lepiota láctea, Leucoagaricus badhame, Leucoagaricus confusus, Marasmiellus nigripes, Marasmiellus schiffneri, Marasmius aliaceus, Marasmius cecropiae, Marasmius ferrugineus, Oudemansiella canarii, Pleurotus albidus, Pleurotus araucaricola, Schyzophillum comunis, Trogia cantharelloides

CONCLUSÃO:

Com os resultados obtidos verificou-se a diversidade de representantes da ordem Agaricales, entre os quais registrou-se a ocorrência de Pleurotus albidus, Oudemansiella canarii, Pleurotus araucaricola, espécies comestíveis e de importância biotecnológica.

Instituição de Fomento: CNPQ, CAPES, UFAM
Palavras-chave: Herbário Micológico, Cogumelos, Taxonomia.