61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ESPACIALIZAÇÃO DOS DADOS DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) 2002-2005 DE RONDÔNIA
Raíssa da Silva de Menezes 1
Luiz Gilberto Dall’Igna 1, 2
Luis Fernando Bueno 1, 3
1. Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho – Universidade Luterana do
2. Serviço Geológico do Brasil – CPRM / Porto Velho
3. Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM – Centro Técnico Operacional / Porto Vel
INTRODUÇÃO:
O presente projeto tem por finalidade a criação de um Sistema de Informação Geográfico (GIS) para a espacialização dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Rondônia no período compreendido entre os anos de 2002 a 2005, estes dados eram disponibilizados apenas em forma de relatórios e tabelas o que tornava a manipulação e compreensão dos dados difíceis.Com a criação do GIS, a manipulação tende a torna-se mais fácil e o entendimento muito mais claro, para a criação deste GIS,foi utilizada a ferramenta livre TerraView.
METODOLOGIA:
Os dados que foram espacializados são referentes ao PIB do estado de Rondônia no período compreendido entre os anos de 2002 até 2005 publicados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN) em forma de relatório. Segundo a SEPLAN (2008) a composição do PIB de Rondônia compreende informações como composição e evolução do PIB 2002-2005 a preços correntes e constantes dos municípios, além de participação relativa e acumulada, ranking dos municípios, valor adicionado bruto da agropecuária, indústria e serviços, variação do crescimento 2002/2005 e PIB per capita. As tabelas representativas do PIB foram geocodificadas no TerraView utilizando-se o mapa de municípios do estado de Rondônia em formato shapefile. Para cada tema do PIB foi criado um Plano de Informação e através de agregações foram efetuadas as totalizações para cada uma das dez regiões de planejamento do estado.
RESULTADOS:
Os resultados dessa espacialização incluem a criação do GIS contendo os dados do PIB dispostos de forma mais simples, possibilitando maior interação dos usuários e facilidade de utilização, estando eles ordenados de forma clara. Os dados do PIB agora podem ser considerados interativos permitindo a interdisciplinidade através de cruzamentos de dados com destaque para as equipes multidisciplinares de planejamento.
CONCLUSÃO:
Este trabalho é uma mudança de paradigma, o PIB está disponível apenas de forma de relatório e pretende-se demonstrar a possibilidade de ser organizado de forma mais fácil e clara em um GIS permitindo o acesso às informações de um modo menos complexo, bem como a manipulação ágil e melhor capacidade de análise destes dados.
Palavras-chave: Geoprocessamento, PIB, Rondônia.