61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
OFICINAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO CANALCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PRESENCIAL
Márcia Rocha da Silva 1
Lena Vania Ribeiro Pinheiro 1
Sonia Burnier de Souza 1
1. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
INTRODUÇÃO:

O CanalCiência (www.canalciencia.ibict.br) é um dos produtos e serviços do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), criado com apoio da Subsecretaria da Coordenação das Unidades de Pesquisa, do Ministério da Ciência e Tecnologia (SCUP/MCT), em 2002. O objetivo principal do Portal é a divulgação científica de pesquisas brasileiras desenvolvidas em universidades, centros e unidades de pesquisas, em áreas e questões prioritárias de C&T. No CanalCiência, a linguagem especializada é transformada em linguagem de fácil acesso e os textos de pesquisa indexadas na Base de Dados procuram responder a três questões básicas: o que é a pesquisa (descrição geral); como é feita a pesquisa (metodologia e processo de fazer ciência); e qual a importância da pesquisa (principais resultados, aplicação e relevância para sociedade, impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais). A estratégia utilizada para intermediar ciência-sociedade mostrou que Divulgação Científica e Educação estão intrinsecamente relacionadas. Atendendo a demandas apresentadas por educadores, o CanalCiência tem realizado, desde 2004, oficinas educativas, com ênfase nas buscas e nos usos corretos da informação em C&T, explorando os textos-pesquisas, com objetivo de integrar professores e alunos às novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s). Este trabalho tem por objetivo analisar o potencial pedagógico das Oficinas, na parceria CanalCiência-Escola, a fim de gerar novos produtos com essa função.

METODOLOGIA:

Considerando que um dos aspectos da divulgação científica é o pedagógico, as Oficinas são um espaço de educação não-formal constituído de atividades teóricas e práticas, de caráter interativo, que visam a desenvolver competências e habilidades relacionadas com as temáticas cientificas e informacionais em sala de aula, nas escolas públicas ou privadas. Na área de Educação, a Divulgação Científica vem sendo denominada de Educação Científica, pois “enriquece a experiência escolar, incentiva o talento e propicia a todos os estudantes um nível de cultura científica que lhes permita entender a utilidade de inovações tecnológicas” (Druck, 2005). As Oficinas do CanalCiência têm como público-alvo professores e instrutores de escolas do ensino fundamental, médio ou técnico e alunos do ensino médio em vias de acesso à universidade com foco nas orientações de como buscar e usar informações científicas, em respeito à propriedade intelectual nas citações e utilização da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. No início, é feita uma breve introdução sobre cenário, importância e política nacional de incentivo à divulgação científica no País. A seguir, é apresentada a estrutura do CanalCiência (conteúdo informacional, científico e tecnológico) e os participantes realizam exercícios, tanto de navegação por fontes com credibilidade indexadas no Portal e pertencentes a diversas unidades de pesquisas brasileiras, como de utilização adequada dos variados tipos de informações disponíveis na Internet.

RESULTADOS:

De 2004 a 2007, foram realizadas 8 Oficinas, onde diretores/coordenadores procuravam reunir alunos das três séries do ensino médio, em grande sala, laboratório ou auditório, visando a atingir o maior número de estudantes das instituições: 4 oficinas em escolas públicas e 1 em particular de Brasília-DF, 1 na FAETEC/IST em Paracambi-RJ e 2 no CEFET/Quintino no Rio de Janeiro-RJ, atendendo, no total, por volta de 650 alunos. Após avaliação do CanalCiência, em 2008, com foco ainda no alunado, as Oficinas passaram a atender professores considerando, sobretudo, a repercussão e o efeito multiplicador das ações. Durante a Reunião Regional da SBPC “Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Fluminense”, as Oficinas foram abertas a educadores da FUNDEC em Duque de Caxias-RJ. Os resultados observados por meio de avaliação oral e correio eletrônico são ilustrados na fala Nunca tinha pensado de verdade na responsabilidade do uso da informação na Internet! e na menção do profissional da área de Informática, de que até então só enxergara na Internet “a informação pela informação” e que não tinha por prática avaliar se era confiável, de fonte com credibilidade. Outro exemplo expressivo é o e-mail em referência ao Guia elaborado, fruto da experiência das Oficinas, não analisado neste trabalho, mas usado na V Semana Nacional de C&T: Vejam como o CanalCiência apresenta o material aos PESQUISADORES! Como é assim que nos vemos nesta prática pedagógica, está bem referendada para nossa equipe de educadores, não?

CONCLUSÃO:
Considerando a necessidade de uma avaliação sistemática e registrada, que melhor oriente os rumos e o aperfeiçoamento das Oficinas pedagógicas, lúdicas e interativas, foi elaborado um formulário de avaliação a ser aplicado nas próximas atividades. O CanalCiência sendo um parceiro das escolas na divulgação do conhecimento científico, focou no Guia Informacional para Professores, produto com esta função, algumas das temáticas em permanente conflito nas salas de aula do País, especialmente, por conta do impacto da Internet na Educação. Assim, a Equipe do Portal elaborou, também, um formulário de avaliação do Guia educativo, que começou a ser aplicado, mas até o momento não devolvido, e cujos resultados nortearão os ajustes futuros das informações do material. O Guia impresso contempla a versão em CD, e o material em formato eletrônico está disponível para download, de qualquer usuário, na seção Saiba mais/Didáticos em C&T do portal CanalCiência e no menu Catálogo da Biblioteca do IBICT: http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/CanalCienciaGuiaProfessores.pdf, no portal da Instituição. Atividades dessa natureza podem contribuir para a conscientização do uso adequado dos variados tipos de informações científicas dispostas eletronicamente, e para a utilização crítico-reflexiva da informação, gerando multiplicadores do bom, correto e ético uso da informação, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e atuar inter e multidisciplinarmente em ações de ensino-aprendizagem nas escolas.
Instituição de Fomento: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Rede Nacional de Pesquisas / Escola Superior de Redes (RNP/ESR)
Palavras-chave: Divulgação científica, CanalCiência, Informação científica.