61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE AMOSTRAS DE ÁGUA DE SUPERFÍCIE COLETADAS DO RIO SOLIMÕES-AM
Ruanh Pitágoras 1
Mirela Cristina de Oliveira 1
Heliandro Cordovil da Silva 1
Jailson Alves de Moura 1
Ézio Sargentini Junior 2
1. Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:

Levantamento sistemático e análise de dados ambientais representam as principais ferramentas para diagnósticos que possam interromper ou minimizar diferentes impactos ambientais. Embora a qualidade da água para consumo humano seja exigida em todo território nacional em algumas regiões mais afastadas dos grandes Centros urbanos não são determinados os parâmetros físico-químicos que indicam a qualidade da água, o que é fundamental para a manutenção da vida. Uma dessas regiões é o Médio Solimões-AM, na qual o rio é utilizado como abastecimento para consumo humano (sem desinfecção), equilíbrio de comunidades aquáticas (inclusive áreas indígenas), pesca, recreação de contato primário, navegação, entre outros. A utilização de instrumentos adequados de gestão a serem aplicados na bacia hidrográfica, que é a unidade territorial fundamental, visa assegurar às atuais e futuras gerações água disponível com qualidade adequada, mediante uso racional e prevenindo situações hidrológicas críticas. O presente trabalho tem como objetivo montar um banco de dados com os resultados obtidos das determinações feitas no Rio Solimões–AM, no município de Tefé, para servirem de referência para futuras pesquisas e fomentar a discussão de um programa de monitoramento da qualidade da água dessa região.

METODOLOGIA:

No intuito de identificar a correlação da sazonalidade com os parâmetros físico-químico foram feitas coletas mensais de amostras água de superfície do Rio Solimões próximo ao Município de Tefé e determinadas “in locu”  dispensando o uso de agentes preservantes, aproximando a leitura das condições naturais do sistema estudado. Os seguintes parâmetros foram determinados: cor, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, sólidos totais, condutividade elétrica e temperatura com a utilização de equipamentos e metodologia indicados pelo Standard Methods Analysis of Water (pHmetro, turbidimetro, oxímetro, espectrofotômetro, condutivimetro e termômetro).

RESULTADOS:

Os resultados de um ano de amostragem indicam diferença significativa entre os períodos de cheia e de seca (maio/junho e novembro/dezembro respectivamente), exceto o parâmetro potencial hidrogeniônico (pH) manteve a média no comportamento ao longo do ano (6,708±0,313). Foram encontradas as seguintes médias das determinações nos períodos de temperatura (28,0ºC), cor aparente (636 PtCo), turbidez (28,5UT), sólidos totais (46,0 mgL‑1) e condutividade (47,8µS). No período de seca as seguintes médias: temperatura (26,65ºC), cor aparente (1.420 PtCo), turbidez (103,02UT), sólidos totais (94,5 mgL‑1) e condutividade (66,9µS). Mais estudos são necessários, pois no mês de setembro (inicio do período de vazante) os resultados obtidos de modo geral apresentaram os valores mais elevados.

CONCLUSÃO:

Os resultados indicam que as características físico-químicas estudadas do Rio Solimões estão fortemente influenciadas pelos períodos de sazonalidade, principalmente seca e cheia do Rio Solimões. Resultados com valores significativos são atribuídos principalmente a: cor aparente, turbidez e sólidos dissolvidos totais. Os resultados deste projeto corroboram que estudos nestes sistemas aquáticos devem considerar a sazonalidade como importante fator nas características físico-químicas e ambientais em amostras de água  no Rio Solimões-AM.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas / FAPEAM
Palavras-chave: Amazônia, Rio Solimões, Análise de água.