61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DO RESÍDUO DE CARVÃO VEGETAL E PÓ DE SERRAGEM NA BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES PARA A CULTURA DO MILHO EM LATOSSOLO AMARELO DISTRÓFICO DA AMAZÔNIA CENTRAL  
Darcilene Pereira da Silva 1, 2
Newton Paulo de Souza Falcão 1, 3
Gina Janet Vargas Pinedo 1, 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA) / CPCA
2. Bolsista M.Sc. CNPq-INPA-PCI
3. INPA-CPCA. Orientador. Pesquisador titular III
INTRODUÇÃO:
Devido as suas características físicas e químicas, a adição de carvão no solo proporciona uma menor perda de nutrientes por lixiviação, uma vez que os nutrientes na solução do solo são retidos fisicamente nos micro e mesoporos da superfície do carvão. Adicionalmente pode ocorrer também uma lenta oxidação biológica nas bordas dos esqueletos aromáticos do carvão, produzindo grupos carboxílicos e um conseqüente aumento da capacidade de troca catiônica (CTC) (Glaser et al., 1998). O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o potencial de utilização de resíduos de carvão vegetal e pó de serra como fontes de nutrientes e corretivos de acidez em Latossolo Amarelo distrófico típico cultivado com milho.
METODOLOGIA:

O experimento foi desenvolvido na Estação Experimental de Fruticultura Tropical do INPA no primeiro semestre de 2006. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em parcela subdividida. Na parcela principal (0, 40, 80 e 120 T ha-1 de carvão vegetal moído) e nas subparcelas (0, 40, 80 e 120 T ha-1 de pó de serragem), totalizando 16 tratamentos e 4 repetições (blocos) com 64 unidades experimentais. O resíduo de carvão e do pó de serragem foi aplicado em fevereiro de 2006, em seguida aplicou-se 10 t ha-1 de composto orgânico em toda a área, exceto no controle. Dois meses após a aplicação dos tratamentos foi realizado o plantio de milho. No início da floração procedeu-se a caracterização do estado nutricional das plantas (Sarruge & Haag, 1974), produção de biomassa da parte aérea e posteriormente a produção de grãos. Amostras de solos de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-30 cm de profundidade foram coletadas para avaliação das mudanças na fertilidade (EMBRAPA, 1979). Com os dados procedeu-se a análise da variância da regressão e posteriormente estudos de correlação entre as diversas variáveis ou parâmetros do solo e das plantas mensurados.

RESULTADOS:

A analise foliar revelou que os teores mais elevados de Ca, Mg e K (3,24; 2,11 e 7,49 g/kg respectivamente) foram alcançados no tratamento com 80 t/ha de resíduo de carvão e 120t/ha de pó de serragem. O P foliar apresentou nível adequado em todos os tratamentos exceto no controle, o mesmo acontecendo com o Zn que apresentou teor de 22 mg/kg. O N total apresentou nível extramente baixo. A diagnose visual no campo mostrou claramente a deficiente generalizada de N nas plantas. O Mg e o Fe apresentaram valores dentro da faixa considerada adequada (Malavolta et al., 1989).

A analise de solo mostrou que o pH aumentou no tratamento que recebeu 80t/ha de resíduo carvão vegetal e 120t/ha de pó de serragem, passando de 4.1para 4.6. O Ca e Mg apresentaram níveis considerados baixos (0,56 e 0,33 respectivamente). Entretanto, o K apresentou nível considerado médio (74,40 mg/kg) ratificando o potencial do resíduo de carvão vegetal como fonte de potássio.

O tratamento que recebeu 40t/há de resíduo de carvão vegetal e 80t/há de pó de serragem foi que representou o maior teor (6.5 mg/kg) de fósforo disponível no solo. Com relação aos micronutrientes, o resultado mais relevante foi o Zn que apresentou 1.10mg/kg considerado alto.

CONCLUSÃO:

1- O milho cultivado no tratamento controle não sobreviveu, apresentando uma produção de biomassa aérea muito baixa.

2- O tratamento que apresentou maior produção de biomassa (2270 kg/ha) e maior produção de grãos (768kg/ha) foi quem recebeu 120t/ha de resíduo de carvão e 80t/ha de pó de serragem.

Instituição de Fomento: INPA, CNPq, FAPEAM
Palavras-chave: Terra preta, Agricultura familiar, Biocarbonização.