61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO DOS MICROEMPRESÁRIOS, NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM
Michele da Silva Pontes 1
Sergio Fernandes Assis 1
Rosano Silva dos Santos 2
1. Universidade Federal do Amazonas/Instituto Natureza e Cultura
2. Universidade Federal do Amazonas/Instituto Natureza e Cultura - Orientador
INTRODUÇÃO:

Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição dos seus bens e serviços, de forma a garantir os ganhos de produtividade e a redução de custos, para competir no mercado. Uma empresa pequena, mas estruturada e administrada mantém um ótimo relacionamento com os membros envolvidos em seu funcionamento. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo identificar a necessidade de capacitação administrativa dos microempresários do município de Benjamin Constant e, consequentemente, o aprimoramento das suas atividades, pois, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a maior causa de “mortalidade” das empresas é a falta de gestão financeira, bem como, o controle operacional e contábil deficiente.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido no município de Benjamin Constant, no período de janeiro a maio de 2007. Para a pesquisa de campo, primeiramente foi elaborado um questionário estruturado, de modo a garantir o levantamento das informações desejadas. O questionário foi organizado para serem realizadas as entrevistas nas empresas do centro comercial de Benjamin Constant, de modo que fosse possível levantar e conhecer a situação das estruturas organizacionais, suas capacidades de gestão, conhecimentos mercadológicos, controles financeiros e dificuldades. Em seguida, sob orientação do coordenador do projeto, os discentes responsáveis pela coleta dos dados foram preparados para expor as idéias e objetivos do projeto, bem como aplicar efetuar as entrevistas de forma ordenada, para colher os dados necessários aos objetivos da pesquisa. Após a etapa de coleta das informações, fez-se a análise dos dados coletados para enfim alcançar os resultados.

 

RESULTADOS:

Foram entrevistados 60 microempresários, com faixa etária média de 30 anos, sendo predominante à participação de pessoas do sexo feminino, o que correspondeu a 70%. Do total dos entrevistados, a maioria possui somente o nível médio.

O estudo abrangeu diversos ramos, foram entrevistados os proprietários de mercadinhos, supermercados, lanchonetes, padarias, sorveterias, açougues, lojas de material de construção, de produtos de informática, de aparelhos celulares, farmácias, armarinhos, crediários e lojas de confecção. Percebeu-se que a maioria das empresas do município de Benjamin Constant são empresas familiares.  

Os discentes instigaram aos entrevistados sobre temas necessários para cursos de capacitação, dentre os quais predominaram administração financeira, noções contábeis, administração tributaria e regularização de empresas.

 Os entrevistados demonstraram grande interesse e satisfação em fazer parte deste estudo, citado como pioneiro na região do Alto Solimões. Entretanto, inicialmente foi constatada certa resistência ou receio de alguns microempresários para responder as perguntas.  Talvez a falta de pesquisas na região, voltados para a área de administração, em particular no setor empresarial, possa justificar o comportamento desses microempresários.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados concluiu-se que existe grande demanda de microempresários para capacitar na área de administração financeira, pelo fato de o município não possuir pessoas habilitadas nesse campo profissional, assim acarretando um custo para muitos microempresários que tem que pagar pessoas de outros municípios para realizar a sua contabilidade, por esse motivo alguns microempresários acabam realizando eles próprios a sua contabilidade. A área de administração tributaria e regularização de empresas também necessita de capacitação de pessoal, pela razão de que alguns microempresários ainda atuam na informalidade no setor comercial, por falta de preparo e conhecimento.

Palavras-chave: CAPACITAÇÃO, MICROEMPRESÁRIOS, IDENTIFICAÇÃO.