61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE COMPOSTO ORGÂNICO COMO FONTE DE NUTRIENTES PARA MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS Visgueiro (Parkia pendula (Willd.) Benth. ex Walp)
Bruno José Castro Lima 1, 2
Newton Paulo de Souza Falcão 1, 3
1. Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniA -INPA / CPCA
2. Bolsista Graduado. FAPEAM- INPA- PCI
3. INPA-CPCA. Orientador. Pesquisador titular III
INTRODUÇÃO:

A recomendação de adubos orgânicos nas atividades agrícolas e florestais no Brasil é uma pratica antiga, mas a intensidade de utilização tem sido relativamente pequena, devido a intensificação da adubação mineral. As informações disponíveis sobre adubos orgânicos, dão ênfase ao efeito da aplicação de estercos bovinos e aves, adubos verdes, principalmente leguminosas em culturas agrícolas. A utilização de outras fontes tais como resíduos urbanos e industriais recebem atenções esporádicas em função da disponibilidade e interesse localizado. Trabalhos com o lixo orgânico  e lodo de esgoto, tomaram impulsos recentemente em função de problemas ambientais. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do composto orgânico, na melhoria da fertilidade do solo e no cresc mento de mudas de Parkia pendula ( Willd.) Benth. ex Walp.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em 2006 em casa de vegetação da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/Manaus-AM). Amostra de um  Cambissolo Háplico distrófico foi coletada da jazida 79 da Base Petrolífera de Urucu (Coari-AM). O experimento em condições controladas foi desenvolvido seguindo um delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 5 repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Foram utilizados vasos com capacidade 2,5 Kg. Os tratamentos foram: 0, 10, 20, 30, 40 e 50 t ha-1 de composto orgânico. Seis meses após a repicagem as plantas e foram colhidas e amostras de solos de cada vaso foram analisadas quanto pH em água e KCl, C, N, P, K, Ca, Mg e  Al, Fe, Zn e Mn. (EMBRAPA, 1979). Análise foliar quanto aos teores de macronutrientes e micrionutrientes (Malavolta, 1989).

RESULTADOS:

O Tratamento com adubação orgânica sofreu um acréscimo na produção de biomassa em relação à testemunha, a adição de composto orgânico refletiu em um acréscimo na dosagem de 40 t ha-1, com base nos dados de produção de matéria seca da parte aérea (PMSPA) da Parkia pendula. Os tratamentos aplicados com adubos orgânicos apresentaram diferença significativa entre si. Nas análises do substrato com o Cambissolo, a dosagen de 30 t ha-1 foi significativa. O Cambissolo apresentou o nível de pH em 3.86. O composto orgânico incorporado ao solo apresentou maiores concentrações K com 40 t ha-1 significativamente, embora nem todas as características químicas foram consideradas em maior crescimento em relação aos tratamentos. A maior dose de composto orgânico (30 e 40 t ha-1) adicionados ao solo apresentou maior fração de mineralização de N e de forma inversa na testemunha.

CONCLUSÃO:

O fósforo, o ferro e o manganês disponíveis responderam de forma quadrática às doses crescentes do composto aplicadas e a dose que proporcionou os valores mais elevados desses nutrientes foi 20 t ha –1. Tanto o pH como também os macronutrientes N, K e Mg não apresentaram respostas significativas às análises de regressão. Não se observou efeitos consistentes da adubação com composto orgânico sobre os parâmetros de crescimento das mudas de Parkia pendula; as doses crescentes de composto orgânico proporcionaram respostas quadráticas nos valores de nitrogênio total, fósforo e potássio disponível no solo; os teores de micronutrientes ferro e manganês apresentaram respostas lineares; os teores de potássio, cálcio e magnésio nas folhas apresentaram respostas lineares às doses de composto aplicadas, enquanto que os micronutrientes ferro, manganês e zinco nas folhas apresentaram valores extremamente altos.

 

Instituição de Fomento: INPA, CT-PETRO, FAPEAM.
Palavras-chave: Solos da Amazônia, agricultura orgânica, nutriente do solo.