61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
COMPORTAMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE MOLUSCOS TERRESTRES EM CONTATO COM EXTRATO DE Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
Nayandra Larissa Amorim França 1
Maria Izabel Andrade de Souza 1
Suzan Carla Santiago Ferreira 1
Eloá Gomes Arevalo 1
1. Universidade Estadual do Amazonas-UEA-CEST
INTRODUÇÃO:
O capim santo (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf) é uma gramínea aromática originária do sudoeste asiático e encontra-se atualmente nas regiões tropicais e subtropicais entre eles o Brasil. Seu chá é utilizado na medicina popular e suas atividades antimicrobianas e antifúngicas foram comprovadas em 22 espécies de microrganismos, principalmente larvicida, bem como, repelente de insetos. No entanto, sua maior importância econômica é a produção do seu óleo essencial, rico em citral, utilizado na indústria de alimentos e cosméticos. Dentre as espécies citadas na literatura está Subulina octona, gastrópode terrestre introduzido nos trópicos. No Brasil, seu primeiro registro foi nos estados do Ceará e Bahia. Essa espécie possui importância parasitológica, pois é hospedeiro potencial de uma parasitose extremamente grave ao homem. O controle das populações dos moluscos pelos moluscicidas tanto diminui as perdas na agricultura quanto interrompe o ciclo de vida de alguns parasitos. Entretanto, os métodos químicos utilizados causam impacto ambiental em função da toxidez das substâncias utilizadas sobre a biota associada. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do extrato aquoso de C. citratus sobre indivíduos adultos de S. octona sobre seu comportamento e sobrevivência em condições de laboratório.
METODOLOGIA:
Indivíduos de Subulina octona foram coletados em hortas do município de Tefé-AM e mantidos em laboratório por 48 horas em jejum. Para o experimento utilizaram-se recipientes de plástico cobertos com tecido voal transparente para entrada de ar. Os potes foram divididos em três grupos tratamentos (T1, T2, T3) sendo que cada um tinha três repetições. Nestes grupos foram utilizados 10 animais adultos para cada pote, totalizando 30 por tratamento. No grupo controle foram divididos em dois grupos C1 e C2, cada um com 15 moluscos em cada recipiente, perfazendo 120 animais ao todo. O teste foi realizado com extrato aquoso de capim santo, obtido por maceração estática. Foram utilizadas três concentrações desse extrato na proporção de (1:10; 1:100; 1:1000) e o controle foi utilizado água de torneira. Os animais foram colocados nos potes e permaneceram em contato com a solução, durante três dias nos quais observou-se o comportamento e a mortalidade dos indivíduos.
RESULTADOS:
Foram realizadas observações “ad libitum” do comportamento dos indivíduos dos quatro grupos no momento do teste, 24, 48 e 72horas após. O registro das observações comportamentais no momento do teste, revelou uma maior freqüência de comportamentos de deslocamento vertical e formação de agrupamentos nos tratados com extrato do capim santo. A mortalidade foi maior nos tratamentos T2 e T3, atingindo cerca de 30% nas menores diluições, 24 horas após o contato com o extrato. Já os grupos controle e T1 a mortalidade foi em torno de 11 e 17%.
CONCLUSÃO:
Desta forma, o extrato aquoso de C. citratus mostrou que é repelente mesmo em baixas concentrações e é necessário mais estudos com outras metodologias para verificar se sua ação moluscicida será maior.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Subulina octona, moluscicida, repelente.