61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
EXPERIMENTOTECA: INTERATIVIDADE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NO ENSINO.
Deivid Gomes Barbosa da Silva 1
Carlos Wagner Costa Araújo 1
Edmildo de Souza Silva 1
Catiuscia Santos de Brito 1
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco
INTRODUÇÃO:

Da união entre teoria e prática surgiu a Experimentoteca que é um conjunto de 60 kits experimentais que contemplam as áreas de física, química e biologia. O projeto está localizado no Espaço de Ciência e Cultura – UNIVASF, que fica na cidade de Petrolina PE. O objetivo é enfatizar a participação dos alunos não somente na execução da experiência em si, mas levá-los a se tornarem agentes ativos da construção do conhecimento, auxiliando ainda no estabelecimento de relações sociais e de trabalho coletivo, uma vez que os kits foram desenvolvidos para serem utilizados em grupo. A experimentoteca é resultado do trabalho do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC – USP). E desde 2004 vem sendo usada como mais uma das atividades do ECC.

METODOLOGIA:

O curso é voltado para professores das redes estaduais, municipais e particulares da região do sub-médio São Francisco. A formação dura em média oito horas, sendo 4 (quatro) presencial e 4 (quatro) em uso na sala de aula. São ministrados por monitores oriundos de diversos cursos de graduação da UNIVASF, que apresentam aos educadores novas maneiras de trabalharem com seus alunos. Depois de participar do curso o professor torna-se apto a utilizar os kits disponíveis no ECC.

RESULTADOS:

Os cursos de formação continuada foram implementados para 215 professores da educação básica em 3 anos, que são das cidades de Petrolina – PE,  Juazeiro –BA e região. O curso fornece um novo subsídio aos professores, na medida em que promove a formação continuada dos mesmos, e tem como conseqüência uma relativa mudança da postura do professor, que passa de elemento fim para elemento meio. Nessa nova relação o professor é orientado a despertar a curiosidade dos alunos e instigá-los a buscar respostas. O ato de participar do experimento transmite para o educando a responsabilidade de sistematizar os meios, pelo fato deste acompanhar passo a passo do processo de construção, e dessa forma gera-se um desejo de chegar a um fim que responda aos seus anseios.

CONCLUSÃO:

Nas visitas às escolas é visível o interesse dos alunos por esta forma de ensino, pois, esta metodologia proporciona aos alunos uma maior interatividade, provocando-os de forma a criarem hipóteses a partir de uma nova perspectiva de cognição. Sendo esta mais uma possibilidade para melhora do ensino. A Experimentoteca esta justificada para complementar de forma eficaz o ensino prático e gerar, consequentemente interação entre os alunos como também formular nos mesmos uma melhor visão sobre ciência e tecnologia, desenraizando o paradigma de que a ciência e metódica e difícil. Portanto, a Experimentoteca no Vale do São Francisco atua com pólo difusor de novas tecnologias educacionais. 

Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Experimentoteca, Ensino de Ciências, Educação.