61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
PERFIL DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DE EUGENIA UNIFLORA L. DA REGIÃO DO MÉDIO AMAZONAS
Simone Ramos de Castro 1
Norberto Peporine Lopes 2
Renata Takeara 1
Antônio Carlos Siani 3
Anderson Cavalcante Guimarães 1
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
3. Farmanguinhos - FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

 A Eugenia uniflora L. é uma planta tropical pertencente à família Myrtaceae, que ocorre do Brasil ao oeste da Índia e atualmente é encontrada em várias partes das regiões tropicais e subtropicais. No Brasil é conhecida e apreciada pelo fruto comestível. O chá das folhas de E. uniflora tem aplicação na medicina popular no para tratar febre, infecções e para baixar a pressão sangüínea. Suas folhas e frutos geralmente apresentam óleo essencial rico em terpenos, além de taninos, pigmentos flavonóides e antocianinas, saponinas, sais minerais e um pouco de ácido ascórbico. O óleo extraído da parte aérea da planta apresenta rendimento entre 0,74 a 1,8% e possui propriedades adstringentes e odor agradável, sendo empregado na fabricação de sabonetes, desodorantes e óleos corporais por promover sensação de frescor. O estudo da composição química de óleos essenciais de plantas da região do Médio Amazonas é de grande importância, visto que a floresta Amazônica possui um grande potencial medicinal e tecnológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar os constituintes voláteis das folhas de E. uniflora L. cultivada na região do Médio Amazonas.

METODOLOGIA:

As folhas de Eugenia uniflora L. foram coletadas na Fazenda Imperial, estrada do Piquiá, Km 4, zona rural de Itacoatiara, as oito horas da manhã. O material botânico foi submetido à hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger, condensador refrigerado a 5 ºC, por um período de sete horas. Os óleos essenciais coletados foram centrifugados por 10 minutos a 3500 rpm, para retirada da água presente na amostra. Em seguida, os volumes foram determinados com o auxilio de uma micropipeta e armazenados sob refrigeração. Os rendimentos foram calculados com base no volume de óleo por peso do material vegetal fresco.  As análises foram realizadas em cromatógrafo a gás acoplado a um detector de massas (CG – EM), SHIMADZU QP – 2010. Para cromatografia dos componentes foi empregada coluna DB-5MS, com 30m x 0,25mm, espessura do filme interno de 0,25µm, modo de ionização de impacto de elétrons, injetor a 250ºC (3ºC/min), interface a 250ºC, com variação de temperatura de 60º a 240ºC (3ºC/min) sendo hélio o gás de arraste (1,3 ml/min). A identificação dos constituintes foi feita baseada na interpretação dos espectros de massa, por comparação com banco de dados da biblioteca WILEY7.LIB e medidas de índice de retenção linear (índice de Kovats).

 

RESULTADOS:

Após análise preliminar por CG-EM o óleo essencial de pitanga (Eugenia uniflora L.) demonstrou a presença predominante de sesquiterpenos.  Os constituintes majoritários identificados foram: curzereno (31,04%), germacreno B (11,23%) e germacrona (28,30), beta-elemeno (2,95%), cariofileno (1,71%) e o germacreno D (1,31%). As análises de acompanhamento em relação à sazonalidade do rendimento no teor de óleo, relacionados coletados nos meses de novembro, janeiro e fevereiro, apresentaram rendimentos de 0,33%, 0,19% e 0,39% respectivamente. A diferença existente nos teores de óleo deve-se ao fato das variações ocorridas nos meses de coleta, pois no mês de janeiro e fevereiro aumentou o índice de chuva na região.

CONCLUSÃO:

Os resultados demonstraram que as análises do óleo de E. uniflora por CG-EM foram compatíveis com os dados da literatura, entretanto, houve variação na concentração dos sesquiterpenos. A variação dos rendimentos dos óleos pode revelar a influência de mudanças climáticas ocorridas na região durante o período de coleta como fatores determinantes. Esses dados preliminares demonstram o potencial de E. uniflora cultivada no Médio Amazonas para fins medicinal e cosmético.

Instituição de Fomento: CNPq (PIBIC e Edital Universal 2007)
Palavras-chave: Eugenia uniflora L., sesquiterpeno, óleo essencial.