61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM JUNTAS SOLDADAS ATRAVÉS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, LÍQUIDOS PENETRANTES.
Anne Caroline Melo de Alcântara 1, 3, 4
Douglas Neves Garcia 1, 3, 4
Bruno Rogério Pantoja da Conceição 1, 3, 4
Noemia Ferreira Leal 1, 3, 4
Paulo Assunção 4
Carlos Alberto Mendes da Mota 1, 2, 3, 4
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
2. INSTITUTO TECNOLÓGICO
3. FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
4. GRUPO DE ESTUDOS EM TECNOLOGIA DE SOLDAGEM-GETSOLDA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo da aplicação do Ensaio Não Destrutível Líquidos Penetrantes em soldas depositadas pelo processo de soldagem a arco elétrico MAG, em duas condições diferentes: sem e com adição de arame tubular frio(MAG-AF). O ensaio de líquidos penetrantes é muito importante, pois permite controlar a qualidade de produtos soldados, bem como de peças laminadas, forjadas e fundidas durante a etapa de inspeção. É realizado em peças acabadas e semi-acabadas para verificar a existência de falta de homogeneidade ou defeitos, na superfície do material, sem prejudicar a posterior utilização das peças. É um ensaio não destrutivo, o qual detecta descontinuidades superficiais tais como trincas, poros, dobras entre outros. Este método pode ser aplicado em materiais sólidos desde que não sejam porosos. É usado em materiais ferrosos, não ferrosos, cerâmicas de alta densidade, vidros e plásticos. Consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido específico para esta finalidade e, após a retirada do excesso na superfície a ser analisada, aplica-se um revelador. Desta forma a imagem da descontinuidade fica desenhada na superfície.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado usando os processos MAG em duas condições: sem e com adição de arame tubular frio (MAG - AF). O material de base selecionado para a realização experimental foi o aço ABNT 1020. Nas condições MAG e MAG-AF utilizaram-se corpos de provas denominados cp01 e cp02 respectivamente. O passe de raiz foi realizado com o arame AWS ER 70S-6. No processo MAG com adição de arame tubular os quatro passes restantes iniciou-se com a abertura do arco voltaico pelo acionamento do arame eletrodo ER 70S-6 e, após 1 segundo, ocorre à alimentação do arame frio E71T-1. Depois de realizado todo o processo de soldagem os corpos de prova foram devidamente limpos e aplicou-se o ensaio não destrutivo de líquidos penetrantes, na forma spray. O ensaio foi realizado em duas etapas a temperatura ambiente (25° C): na primeira etapa foi aplicado o líquido penetrante e após 15 minutos o excesso foi removido com uma flanela. Na segunda etapa é aplicado o revelador e após 10 minutos avaliaram-se os cordões de solda de acordo com o critério de aceitação do código ASME Sec. VIII DIV.1Apêndice 8 que é igual ao ASME Sec. VIII Div.2 ART. 9-2 par. 9-230.
RESULTADOS:
Verificou-se após o ensaio que a peça cp01 apresentou uma mordedura com mais de 2 mm, pois se trata de um defeito característico de processos de soldagem a arco elétrico. Já a peça cp02 não apresentou porosidades visíveis ou qualquer indicação questionável ou duvidosa. Avistaram-se apenas respingos e discretas indicações. Essa verificação aplica-se tanto para o cordão de solda quanto para o metal de base sendo avaliados e classificados na classe 1 de qualidade:nenhuma indicação na forma arredondada com o comprimento maior que 3mm; nenhuma indicação linear nenhuma indicação alinhada.
CONCLUSÃO:
Com o resultado obtido pode-se concluir que a junta da peça do processo MAG por ter apresentado uma descontinuidade caracterizada como defeito, a mesma não se enquadra em nenhuma classe de qualidade, pois a mordedura encontrada reprova o cordão de solda. Diferente da peça do MAG com adição que apresentou um bom aspecto superficial com poucos respingos e discretas indicações irrelevantes para a caracterização de defeitos indicando que os parâmetros e o procedimento de soldagem foram bem selecionados podendo ser utilizados com confiabilidade para a soldagem.
Instituição de Fomento: FADESP,CNPQ
Palavras-chave: LÍQUIDO PENETRANTE, SOLDAGEM, MAG-AF.