61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUINDO A CIDADANIA COM OS FILHOS DA TERRA.
Flávia Maria dos Santos Vieira 1
1. Prefeitura Municipal de Olinda
INTRODUÇÃO:

A educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino integrante da Educação Básica, possui características específicas reconhecidas pela LDB 9394/96. Tem por finalidade numa visão holística possibilitar o crescimento dos sujeitos para a cidadania, promovendo o desenvolvimento de habilidades e atitudes que permitam a esses sujeitos participarem com autonomia de práticas comuns de uma sociedade letrada. Assim supera-se a idéia de que a Educação de Jovens e Adultos se faz por meio de práticas uniformes organizadas de modo independentes das capacidades e expectativa dos sujeitos. Para tanto, a prática pedagógica nas salas de EJA devem está condizente com as situações significativas da comunidade onde os sujeitos estão inseridos. Neste contexto, o objetivo da proposta pedagógica é propiciar aprendizagem que permitam que os sujeitos coletivamente possam melhorar suas condições de vida, buscar alternativas para os problemas que afetam a si e ao grupo que pertence e participar de modo pleno da sociedade.

METODOLOGIA:

Participaram desse estudo 25 (vinte e cinco) jovem e adulto entre 16 (dezesseis) a 65 (sessenta e cinco) anos de idade da turma Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal, localizada no bairro Alto da Conquista  da cidade de Olinda/PE. Inicialmente, através de debates na sala de aula, os sujeitos de EJA elencaram as dificuldades da comunidade e elegeram a qualidade da prestação de serviços dos transportes como uma das mais críticas da comunidade. Em seguida foi implementada uma proposta pedagógica numa visão interdisciplinar, introduzindo no cotidiano escolar a temática da qualidade do transporte. A partir de um número diversificado de atividades nas áreas de conhecimento (português, matemática, geografia e artes) foi constituída ação de conscientização educativa com o objetivo de melhorar o atendimento desse serviço na comunidade. A proposta teve a duração de 6 meses e durante a realização foi utilizado palestras informativas sobre a temática, entrevista com os profissionais que oferecem o serviço para a comunidade, visitas ao terminal de ônibus, pesquisas de campo com os moradores e registros fotográficos.

RESULTADOS:

Através das entrevistas realizadas com os profissionais que prestam o serviço na comunidade, os sujeitos de EJA desenvolveram habilidade na oralidade, na leitura e na escrita vivenciando um momento de como se fala, do que escreve e como escreve, do que lê e como se interpreta. Na análise dos dados da pesquisa os sujeitos elaboraram um gráfico que possibilitou a introdução a estatística. Na confecção da maquete houve a compreensão da representação e orientação do espaço geográfico familiarizando-os com a linguagem cartográfica. Na culminância, esses sujeitos confeccionaram panfletos comunicando qual o tipo de transporte que queriam e dramatizaram como seria a qualidade do atendimento desse serviço.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostram que é possível de forma significativa vivenciar uma proposta pedagógica para EJA sem um trabalho de memorização mecânica, mas um trabalho de alfabetização através de um diálogo constante como os sujeitos, reinterpretando, questionando causas e conseqüências. Para tanto é necessário envolver a participação de todos para a construção do conhecimento, da cidadania e visão de mundo de não apenas vê-lo, mas entendê-lo, e assim mudar através das nossas ações.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Olinda
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem significativa, Cidadania.