61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
ESTUDO ETNOGRÁFICO DA FREQÜÊNCIA E VULNERABILIDADE DAS MORADORAS DO BAIRRO PAULO CORRÊA – PARINTINS/AM, EM MEIO AS DST/HIV/AIDS, ENFATIZANDO OS RISCOS DA TRICOMONÍASE.
Adrya da Silva Figueiredo 1
Megara Barbosa da Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem por objetivo investigar a freqüência, a vulnerabilidade e os riscos dos moradores do bairro de periferia Paulo Corrêa, situado no Município de Parintins – AM, em meio as DST/HIV/AIDS nos seus diversos contextos, dando ênfase a Trichomonas vaginalis, agente etiológico da tricomoníase, doença sexualmente transmissível (DST) não-viral mais comum no mundo. A infecção apresenta uma ampla variedade de manifestações clínicas, desde quadro assintomático até severa vaginite. A tricomoníase tem sido associada à transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), à doença inflamatória pélvica, ao câncer cervical, à infertilidade, ao parto prematuro e ao baixo peso de bebês nascidos de mães infectadas. Assim, utilizando instrumentos de observação participante, aplicação de questionário e grupo focal, esta pesquisa buscou investigar o perfil das moradoras do bairro Paulo Corrêa, e orientar quanto à problemática que envolve as DST’s, enfatizando a tricomoníase, doença tão freqüente na população em geral e ao mesmo tempo pouco conhecida, informando sobre os cuidados necessários a se tomar para não adquirir uma doença sexualmente transmissível e a importância de uma orientação familiar aos jovens que estão iniciando a vida sexual.
METODOLOGIA:
Utilizou-se na pesquisa o método exploratório, fundamentado numa abordagem cultural etnográfica, desenvolvido no período de abril de 2008 em 51 residências, tendo como público alvo da entrevista as moradoras do bairro. Os instrumentos e procedimentos para a realização desse estudo foi observação participante, por haver interação entre o pesquisador e os participantes; aplicação de questionário, permitindo o registro detalhado do conteúdo das observações no campo de pesquisa e grupo focal, todas do sexo feminino, facilitando para as entrevistadas a discussão acerca da sexualidade. Esta técnica possibilita analisar, de forma eficiente e em curto tempo, problemas na perspectiva da população, examinando suas percepções, conceitos, opiniões, expectativas, universo cultural e vocabular. Ocorreram duas visitas em cada residência, a primeira, com duração média de 80 minutos, foi para orientar as moradoras dá importância do uso de preservativo, informar sobre as conseqüências de uma DST, enfatizando a tricomoníase, a importância do dialogo familiar e a aplicação dos questionários para levantamento de dados fundamentais ao desenvolvimento do trabalho. O objetivo da segunda visita foi marcar uma reunião com as moradoras para apresentar os resultados da pesquisa e discutir em grupo sobre as DST.
RESULTADOS:
Das 51 entrevistadas, 19 tinham entre 30 a 40 anos, 18 de 20 a 30 anos, 8 de 30 a 40 anos, 3 acima de 50 anos e 3 abaixo de 20 anos. Quanto ao grau de escolaridade: 60% possuem ensino fundamental incompleto e 10% são analfabetas. A média de moradores por residência é de 5,3. Feito um pequeno diagnóstico das mulheres do bairro Paulo Corrêa, passa-se a dar ênfase à saúde da população daquela localidade. Onde à utilização do serviço público de saúde é de 96%, desses 96% a maioria respondeu (70%) que utiliza o posto de saúde e não o hospital. Quanto às doenças mais freqüentes no bairro 59% responderam que são as viroses, 20% vomito, 16% diarréia, 4% micoses e 1% alergia. Os fatores que levam ao aparecimento dessas doenças é o calor (32%), a poeira (28%), a água (13%), falta de higiene (3%), 16% não sabem e 8% outros fatores. Aprofundando a pesquisa perguntou-se às entrevistadas se elas conheciam a doença tricomoníase, 90% respondeu que não sabe e nunca ouviu falar, e 10% que não sabem, mas já ouviram falar. Quanto à realização do exame periódico de bacterioscópia vaginal (BSV), 69% não fazem periodicamente, 29% só fazem quando estão grávidas e 2% nunca fizeram o exame. Por fim perguntou-se se alguém da família já contraiu algum tipo de DST, 74% responderam que não, 18% sim e 8% talvez.
CONCLUSÃO:
As moradoras do Bairro Paulo Corrêa do Município de Parintins-AM, possuem nível escolar baixo, possível ligação com a falta de informação quanto às DST’s, a renda familiar é pouca, o bairro precisa de saneamento básico, pois as crianças costumam ficar freqüentemente com viroses e outras doenças. E dentro do objetivo do trabalho, observou-se que as moradoras pouco sabem sobre as DST e como prevenir, não orientam seus filhos que estão iniciando a vida sexual e não fazem exames periodicamente. Dando enfoque ao objeto de estudo, 100% das entrevistadas não sabem o que é tricomoníase, porém é importante dimensionar o problema de DST dentro da realidade da pobreza. É preciso ter uma leitura mais clara do quadro epidemiológico, do perfil sócio-cultural e econômico da população em situação carente. E através deste estudo, foi possível estabelecer um dialogo aberto com as moradoras do bairro, esclarecer muitas dúvidas quanto à sexualidade, orientar individualmente e em grupo sobre a tricomoníase uma DST tão comum e tão pouco conhecida. Foram respeitados os aspectos éticos e legais que envolvem pesquisas com seres humanos, garantindo o sigilo e anonimato das pessoas participantes do estudo através da identificação das mulheres com pseudônima Moradora seguido de um número cardinal (1, 2...).
Palavras-chave: Paulo Corrêa, DST, tricomoníase.