61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A RELEVÂNCIA DO TRABALHO DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO – PIT  
Cláucia Honnef 1
Leticia Fleig Dal-Forno 2
Tatiane Negrini 3
Renata Gomes Camargo 4
Priscila Fonseca da Silva 5
Soraia Napoleão Freitas 6
1. Graduanda do Curso de Educação Especial-Licenciatura Plena, UFSM.
2. Mestranda em Educação, Dep. de Educação Especial, UFSM.
3. Mestranda em Educação, Dep. de Educação Especial, UFSM.
4. Graduanda do Curso de Educação Especial-Licenciatura Plena, UFSM.
5. Graduanda do Curso de Educação Especial-Licenciatura Plena, UFSM.
6. Professora Doutora, Dep. Educação Especial, UFSM.
INTRODUÇÃO:

Alunos com altas habilidades/superdotação(AH/SD) possuem características que, se não esclarecidas aos docentes, os quais tem como função potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento desses alunos, podem acarretar problemas nesses processos. Tal fato pôde ser verificado através da participação no projeto de extensão Programa de Incentivo ao Talento- PIT, que atende alunos com características de AH/SD e é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. Desse modo, este trabalho visa ressaltar a importância de estabelecer-se um trabalho de parceria entre os professores desses alunos com AH/SD e educadores especializados competentes para fornecer informações especificas sobre as necessidades educacionais especiais desses alunos, sobre como organizar e diversificar atividades e métodos educacionais. Este artigo mostra-se relevante para a comunidade científica, pois traz uma situação exemplo de que os alunos com AH/SD necessitam sim apoio específico afim de que seus potenciais não se desperdicem ou, sejam utilizados para fins não legais, além de mostrar a relevância do trabalho de apoio educacional especializado para ter-se de fato uma inclusão que possa proporcionar desenvolvimento a estes alunos incluídos.

METODOLOGIA:

Sendo assim, além do enriquecimento aos alunos com características de AH/SD, no PIT também proporciona-se uma orientação aos pais, através da qual a equipe executora do projeto pode esclarecer as inquietações destes e inteirar-se sobre a realidade do desenvolvimento do aluno na escola. Nesta, caso ele apresente dificuldades e a equipe executora do PIT seja solicitada, vai-se até a escola e realiza-se um trabalho de apoio educacional especializado, esclarecendo aos docentes sobre as características desenvolvimentais dos alunos com AH/SD e a necessidade de uma intervenção que possa considerar essas especificidades. Este fato aconteceu com um participante do PIT, o qual nesse resumo se denominará X.

 X estudava em escola particular, onde começou a apresentar um comportamento arrogante e prepotente. Desse modo, por decisão dos pais, X começou estudar em uma escola pública e nesta, ele que apresentava um bom desenvolvimento, se destacando entre os colegas, sofreu um decréscimo em seu rendimento.  Tal fato fez com que a equipe executora do PIT, através de um encontro com os docentes da escola, esclarecesse questões referentes às especificidades dos alunos com características de AH/SD e como proceder-se para poder-se proporcionar um maior e total desenvolvimento desse aluno.

RESULTADOS:

 

Desse modo, nessa situação pode-se observar claramente duas características dos alunos com AH/SD, ou seja, no caso do aluno X, ele possuía um amplo vocabulário e conhecimento em áreas avançadas, o que fez com que fosse  visto na escola como o “sabe tudo”[1]. Outra característica apresentada por esse aluno foi uma sensibilidade e intensidade emocional no sentido do desejo de ser aceito pelo outro (VIRGOLIM, 2008), o que pode acarretar e acarretou uma sensibilidade excessiva à crítica e/ou à rejeição dos colegas e o sentir-se diferente e alienado. O aluno não fazia uso de seu potencial para poder-se igualar aos demais colegas, evitando assim ser visto como diferente, como o “queridinho da professora”[2]. Porém, nessa situação o potencial do aluno estava se perdendo, para evitar que isso acontecesse ou que esse desperdício de potencial pudesse ocasionar outras conseqüências, uma equipe do PIT auxiliou a escola a superar tal desafio através de um apoio educacional especializado, o qual aconteceu por meio de encontros na escola, que resultaram em discussões sobre a situação do aluno e em estratégias metodológicas que pudessem fazer com que o potencial desse fosse aproveitado e enriquecido e não visto pelo aluno como um problema em sua convivência na escola.



[1] Expressão a qual os colegas do aluno X referiam-se a ele em sala de aula.

[2] Expressão a qual os colegas do aluno X referiam-se a ele em sala de aula.

CONCLUSÃO:

Por fim, com essa situação pode-se perceber a importância de um trabalho de apoio educacional especializado nesse atual contexto de educação inclusiva estabelecido nas escolas brasileiras, pois esse é essencial para ter-se uma inclusão de fato e os alunos com características de AH/SD também são alunos incluídos, com necessidades educacionais especiais que necessitam serem consideradas para poder-se promover o desenvolvimento desses alunos e evitar que seus potenciais possam adormecer ou serem desperdiçados. Nesse viés, verifica-se a relevância do PIT no desenvolvimento desses alunos, pois além de proporcionar enriquecimento a estes, também realiza esse importante trabalho de apoio educacional especializado, proporcionando aos professores dos alunos participantes do projeto conhecimento e esclarecimento sobre os vários mitos em relação aos estudantes com características de AH/SD, sobre as possíveis especificidades destes e assim proporcionando na escola, com esses profissionais que convivem diariamente com estes alunos, momentos para discutir-se e pensar-se sobre como melhor proporcionar o desenvolvimento desses sujeitos, o que é essencial ao pensar-se que eles são o futuro de nossa sociedade e podem, se seus potenciais forem enriquecidos e considerados, torná-la melhor.

Palavras-chave: apoio educacional especializado, altas habilidades/superdotação, desenvolvimento.