61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O TEXTO E A GRAMÁTICA DE CANÇÕES REPRESENTATIVAS DA CULTURA MARANHENSE: DA METALINGUAGEM À COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Joelma Santos Baldez 1
Anairan Jeronimo da Silva 2
Nilde Selma Aguiar Carvalho 3
1. Rede Municipal e Estadual de Educação (Educação Básica) – São Luís/MA
2. CEFET/MA – Zé Doca/MA / Mestranda em Lingüística (UFC) – Fortaleza/CE
3. Rede Particular de Educação (Educação Básica) – São Luís/MA
INTRODUÇÃO:

A propagação e a (re)criação dos valores sócio-culturais de um povo é conduzida por diferentes formas de uso da língua. O ensino da língua materna, de acordo com as orientações dos PCN’s, deve abranger esses diferentes usos com o propósito de desenvolver nos educandos a competência comunicativa. Observa-se, porém, que a Escola ainda assume uma postura prescritivista nessa tarefa, visto que a gramática-padrão é, não raro, defendida por profissionais da área, sob o argumento de que este propicia ao educando o “bem falar e escrever” e, consequentemente, status sócio-econômico. Cabe lembrar, entretanto, que para atender às orientações dos PCN’s são necessárias mudanças na postura dos agentes educacionais. A gramática-padrão não precisa ser um fim, mas um instrumento de compreensão do funcionamento da língua enquanto veículo de valores identitários de seus falantes. Desse modo, tomando-se como elementos de análise canções maranhenses, visa-se a apresentar sugestões de atividades (epi)linguísticas que auxiliem os educadores na promoção de um ensino de língua menos etnocêntrico e doutrinário e mais relativista e criativo, no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos gramaticais e textuais, de modo integrado, e à (re)criação de habilidades pragmático-discursivas.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa de base bibliográfica e documental, que foi estruturada nas seguintes etapas: análise das orientações dos PCN’s de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e dos aspectos teórico-metodológicos do ensino de língua materna, com base na Lingüística Aplicada; avaliação dos preceitos norteadores do ensino prescritivista e de seu caráter etnocêntrico, que sustenta mitos e dos concernentes ao ensino reflexivo, relativista em face dos aspectos culturais da língua. Apresentação de propostas de trabalho de caráter reflexivo, viáveis para a exploração dos campos textual e lingüístico ou gramatical (em sentido amplo), tomando como elementos de análise letras do repertório musical maranhense. Foram selecionadas letras de compositores maranhenses conhecidos no âmbito regional que exploram as temáticas do cotidiano e de exaltação da terra (Mestre Antônio Vieira e César Nascimento) ou fortemente ligados às manifestações folclóricas, como o cacuriá e o bumba-meu-boi (D. Teté e o falecido Coxinho) e compositores de projeção nacional (Zeca Baleiro, Rita Ribeiro), que referenciam diferentes expressões de sociabilidade e de saberes que povoam a memória coletiva.

RESULTADOS:

Verificou-se que o ensino de língua materna preconizado pelos PCN’s prescinde de (re)avaliações das concepções de língua(gem) pelos educadores. O ensino reflexivo considera a metalinguagem, mas visa ao domínio consciente do sistema lingüístico. As canções selecionadas apresentam peculiaridades lingüísticas e simbólicas dos maranhenses, verificáveis em atividades propostas nesta pesquisa, divididas nas modalidades denominadas estrutural-funcional (MEF), e pragmático-discursiva (MPD). A MPD permite observar registros da expressão lingüística local, especialmente, no nível do léxico, na qual o professor pode sugerir ao aluno leitura em voz alta com observância à entonação e às pausas, atividades escritas de reconhecimento e substituição de operadores argumentativos em relações paradigmáticas. A MEF permite identificar efeitos de sentido presentes nos discursos das canções, na qual o educador pode sugerir atividades orais e escritas que focalizem os conhecimentos extralinguísticos do receptor, a identificação de índices polifônicos, de pressuposição e de causa e conseqüência, a elaboração de paráfrases, as condições de produção desses discursos e a projeção de diferentes situações em que tais discursos poderiam ser explorados, dados os valores simbólicos por eles veiculados.

CONCLUSÃO:

De acordo com as concepções de estudiosos que seguem a perspectiva reflexiva do ensino de língua, constatou-se que a aplicação de atividades de natureza (epi)lingüísticas repercutem positivamente no trabalho do educador, na aprendizagem do educando e no processo ensino-aprendizagem no sentido mais amplo. O professor pode adquirir maior autonomia quanto ao uso de recursos pedagógicos, elaborar atividades que melhor articulem conhecimentos textuais e linguísticos, tornando seu trabalho menos subordinado às exigências do currículo e menos dependente do livro didático. O aluno tende a estabelecer intimidade e, portanto, a tornar-se protagonista na construção de seu conhecimento sobre a língua enquanto estrutura e instituição, adequando suas manifestações de linguagem a diferentes contextos pragmático-discursivos. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem tornar-se-á mais dinâmico, posto que mais amplo e interativo, mais contextualizado, na medida em que possibilita a análise de textos em suas peculiaridades linguísticas e simbólicas e, também, mais criativo mediante as contribuições para a construção de novas práticas de ensino concernentes à língua materna.

Palavras-chave: Ensino reflexivo, Gramática-padrão, Cultura maranhense.