61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS – UMA PROPOSTA EM ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dannielle Cordeiro Ribeiro de Lima 1
Johanny Araújo Andrade 2
Cinara Lúcia Pires Albuquerque 3
Daniely da Silva Pinheiro 1
Márcia Seixas de Catro 1
Jefferson de Lima Coelho 4
1. MBT/UEA
2. UFAM
3. UniNilton Lins
4. UEA
INTRODUÇÃO:

Os currículos ainda possuem uma tendência tradicionalista, apesar das mudanças vigentes, assumindo que o objetivo da escola é simplesmente a transmissão de informação.  O emprego da ludicidade por meios de jogos didáticos tem sido uma prática crescente por ser um método que pode preencher muitos vazios deixados pelo processo de transmissão-assimilação de conhecimentos. Outro fator relevante é a possibilidade de avaliar o aluno de uma forma prazerosa e proveitosa, não utilizando as velhas questões de múltipla escolha ou certo e errado. Por isso é necessário criar novas formas de ensino e avaliação. A presente pesquisa tem como objetivo verificar o grau de aceitação de um jogo didático por alunos do ensino fundamental da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de manaus.

METODOLOGIA:

A característica da pesquisa foi descritiva, os sujeitos participantes são alunos de escolas públicas de Manaus e acadêmicos finalistas do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas. Fez-se um levantamento bibliográfico para fundamentar tanto a produção do jogo quanto o conteúdo a ser abordado no mesmo. O jogo foi então elaborado, confeccionado e avaliado. Para a avaliação do jogo, fez-se um questionário quali-quantitativo com o objetivo de verificar o grau de aceitação pelos alunos e finalistas do curso de Ciências. Foi realizado um teste piloto com objetivo verificar as possíveis alterações no jogo para posteriores mudanças ou melhoramento do mesmo.  Posteriormente, a versão final ajustada e testada com os alunos.

RESULTADOS:

O jogo elaborado abordou o tema  sobre as relações ecológicas entre os seres vivos, nomenclatura, fauna e flora, cadeia alimentar, morfologia, nutrição, reprodução e metabolismo. O jogo é composto por 80 cartas: 28 cartas da fauna amazônica, 19 de animais de outras regiões, 13 de animais ameaçados de extinção e 16 de educação ambiental. A pesquisa contou com a participação de 110 pessoas, sendo 8 delas, do curso de Ciências Naturais da UFAM, 80 alunos da educação de Jovens e Adultos e 22 alunos do ensino básico.  Após a produção do jogo, foi possível perceber que por ser um jogo versátil, oferece 12 formas de aplicabilidade.Os dados obtidos revelou que 85% dos participantes da pesquisa afirmaram que o jogo os entusiasmava quanto ao conteúdo abordado. 

CONCLUSÃO:

Conclui-se que o papel educativo do jogo foi naturalmente observado durante sua aplicação com os alunos das escolas públicas, sendo, portanto, uma boa ferramenta para ajudar a preencher as lacunas deixadas no sistema educacional brasileiro.

Palavras-chave: Jogo didático, Ciências Naturais, Ecologia.