61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS CERAMISTAS DA CIRCUNVIZINHANÇA DA CIDADE DE TEFÉ
Maria José Costa de Oliveira 1
Eduardo Antonio Bonzatto 1
Michel Justamand 1
1. Centro de Estudo Superiores de Tefé-UEA
INTRODUÇÃO:

Atualmente a região amazônica é um espaço que está em disputa por muitos interesses econômicos, sócio-cultural e geopolítico, que são externos aos seus moradores. Esses interesses não representam necessariamente os ocupantes da região, sejam eles remanescentes indígenas ou não. Os estudos arqueológicos nessa região ainda podem ser considerados embrionários, ou seja, poucos estudos aprofundados foram feitos. O fatal encontro de vestígios encontrados sejam eles ossadas ou da produção material é parte da pesquisa. Esses vestígios possibilitaram o desenvolvimento das análises sobre os povos ancestrais da região e sua cultura.

Há inúmeras lacunas e os estudos referentes a história mais antiga da região e acredita-se que os levantamentos arqueológicos colaboraram para a  construção dessa outra história ainda não contada na região. As cerâmicas são objetos de assunto principal.

 

METODOLOGIA:
Prospecções percorrendo toda região a ser estudada. Com o intuito de descobrir onde estão os sítios arqueológicos; Realizar o levantamento tipográfico e ambiental em que se encontram os sítios arqueológicos; Será feita também a coleta de material que se encontre na superfície dos sítios. Desse modo observando quais seriam as culturas presentes e pretéritas na região; Comparar os dados dos vestígio materiais encontrados nos sítios com os da regiões próximas já estudadas.Sem esquecer obviamente que antes desse trabalho de campo já foram feitos os levantamentos bibliográficos e suas respectivas leituras acompanhadas de uma produção textual. 
RESULTADOS:

Foi realizados levantamento bibliográfico, leitura e interpretação desse material, foram feitas produções de textos a partir das referências consultadas, trabalhos de campo: primeiros contatos e fichamento, catalogação dos achados, levantamento de sítio arqueológico.

 

CONCLUSÃO:

O fato de as cerâmicas estarem acessíveis em muitos casos, é sinal de que devem ser urgentemente estudadas. Caso percamos de vista esse tipo de levantamento arqueológico e conseqüente uso para as outras áreas afins estará tudo perdido e sem recuperação. Esses vestígios não têm “preço” estimável, não somente econômico, mas também para as culturas nacionais, estaduais e ou locais. Faz-se necessário o estudo da arqueologia, pois, para o pré-historiador ela é muito importante, já que, através dela, ele pode pesquisar ou estudar nossos antepassados, enquanto para o historiador esta é apenas uma ciência secundária. Para que se possa estudar o passado é necessário que tenhamos acesso a ele e, em nosso caso isso depende basicamente da preservação dos vestígios materiais. Por isso, há a necessidade de seguir a pesquisa em determinada região, realizando o levantamento de sítio arqueológico, fazendo comparações das cerâmicas encontradas, com as dos textos estudados.     

Instituição de Fomento: PAIC / FAPEAM
Palavras-chave: Tefé, Médio-Solimões, arqueologia amazônica.