61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
PROJETO ALVORADA NA ESCOLA ALUÍZIO FERREIRA EM JI-PARANÁ-RO
Luzia Camila Mota de Carvalho 1
Aline Rodrigues 1
Ediana Strelow Soares 1
Luciana Machado Lopes 1
Valéria Borges Pereira 1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1
1. FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA-UNIJIPA
INTRODUÇÃO:

O Projeto Alvorada é uma iniciativa da Presidência da República e tem como objetivo diminuir as desigualdades regionais, por meio da melhoria das condições de vida das áreas mais carentes do Brasil. Na primeira etapa do projeto, chamada de Plano de Apoio aos Estados de Menor Desenvolvimento Humano, foram analisadas as disparidades entre as unidades da federação e identificados os quatorze estados com IDH inferior a mediana do país. Propiciando as condições necessárias para que crianças e adolescentes possam freqüentar e concluir o ensino fundamental e o médio, assegurar assistência médica, em especial de caráter preventivo, e melhorar as condições de saneamento básico e ampliar as oportunidades de trabalho e renda. Dessa forma, 14 estados foram incluídos: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Para a seleção das micro regiões e dos municípios, adotou-se a última base conhecida do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, de 1991. O objetivo do trabalho é apresentar a aplicação deste projeto na escola Estadual Aluizio Ferreira na cidade de Ji-Paraná –RO relacionado à inclusão digital.

METODOLOGIA:

Na metodologia, utilizaram-se pesquisas bibliográficas, realizaram-se também pesquisas descritivas e exploratórias. O material utilizado na pesquisa são registros de fotos na escola Estadual Aluízio Ferreira na cidade de Ji-Paraná – RO, mostrando a real situação das salas de informática e os benefícios do Projeto Alvorada.

RESULTADOS:

A escola Aluízio Ferreira possui 10 computadores de uso exclusivo dos professores. Nesta escola foi implantado o Projeto Alvorada. Foi construída uma sala com 30 computadores disponíveis para os alunos, que além de trabalhos e aulas possibilita o acesso rápido a um acervo de obras literárias e a informação precisa, promovendo a interação e a aproximação com o universo da informática, o laboratório possui também Internet. O projeto disponibiliza também laboratório de biologia e química, onde os alunos do ensino médio iniciam suas pesquisas com o auxílio de um professor responsável pelo projeto elaborado. O Projeto conta também com uma biblioteca atualizada. Também nesta escola os computadores são utilizados para a capacitação da terceira idade.  Essa iniciativa surgiu da vontade que os idosos tinham em se comunicar com familiares e amigos distantes, através do Orkut e Messenger. O grupo da Melhor Idade, todos acima de 50 anos, rendeu até um blog para divulgar as ações do curso, bem como os informes sobre outros trabalhos afins desenvolvidos no respectivo laboratório de informática. O endereço do blog é: www.viajar-pelo-conhecimento.zip.net

CONCLUSÃO:

A criação de projetos que beneficiem a inclusão de jovens no mercado de trabalho passa pela informática, e esta pode ser desmembrada para outros projetos que beneficiem a sociedade, promovendo a inclusão social. É visto que a escola Estadual Aluizio Ferreira é um exemplo de escola que aplicou corretamente o dinheiro disponibilizado para o projeto beneficiando toda população.

Palavras-chave: Informática, Projeto Alvorada, Aplicação.