61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A FUNÇÃO DA PRAÇA NA CIDADE DE PARINTINS: UM ESTUDO SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS, DE USO E DE PERCEPÇÃO.
RAQUEL MATOS DOS SANTOS 1
NILCIANA DINELY DE SOUZA 2
1. Bolsista de Iniciação Cientifica da Universidade do Estado do Amazonas
2. Orientadora de Iniciação Cientifica da Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

 

A praça é um elemento de grande importância espacial, histórica, social e ambiental, configurando-se como espaço vital para os acontecimentos da vida pública e melhoramento da ambiência urbana. A pesquisa propôs estudar a influência da praça na qualidade urbana, além da interação entre este espaço e a população, enfocando aspectos físicos, ambientais, de uso e de percepção. O estudo foi realizado na cidade de Parintins – AM, situada à margem direita do Rio Amazonas, distante 380 km em linha reta e 420 km por via fluvial da cidade de Manaus, Latitude Sul 2º39’10’’, Longitude Oeste 56º45’25’’, altitude de 27 metros em relação ao nível do mar e possui área municipal de 7.069 km2. O estudo sobre as praças públicas justificou-se porque, apesar da presença marcante destas na composição dos espaços urbanos, ainda carece de publicações sobre as mesmas, com abrangência e o enfoque proposto, apesar de existirem diversas linhas de investigação em várias cidades do país e do mundo. Portanto, compreender as origens e as transformações de tais espaços públicos e em especial as praças de Parintins, bem como refleti-los na aurora deste novo século, foi o intuito maior deste trabalho, principalmente para uma discussão no que concerne às possibilidades de se criar e gerir tais espaços.

METODOLOGIA:

Na execução da pesquisa se tomou por base o objetivo, a partir dos quais foram levantadas questões e técnicas apropriadas para obtenção das informações. Adotaram-se os métodos fenomenológicos, dialético e observacional. O estudo se fundamentou na perspectiva da análise do fator social e ambiental, da importância e significados da praça na cidade. Para um melhor uso do tempo dividiu-se o estudo em fases. Na primeira, foi feitos o levantamento e revisão bibliográfica referente o tema em questão, na segunda fase, levantamento de dados secundários em órgãos e instituições, e levantamento de dados primários através de observação direta e assistemática nos locais em estudo; entrevistas, aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e conversas informais com os usuários das praças e moradores do entorno, para analisar os conceitos, representações, utilizações e a percepção do significado das praças para moradores de Parintins, na terceira fase, foi feita a tabulação e análise dos dados obtidos sempre considerando o referencial teórico metodológico adotado.

RESULTADOS:

 

 A pesquisa mostrou que existem na cidade de Parintins-AM, cerca de 17 praças, sendo 9 localizadas na cidade mais antiga, ou seja, na área central, e 8 praças localizadas na área periférica, nos bairros mais recentes. A pesquisa investigou 9 praças localizadas na área central da cidade, onde 4 destas, tiveram suas origens ao redor de igrejas em função da forte religiosidade local, entretanto, estas possuem uma diversidade de usos principalmente para práticas sociais. 40% praças investigas são bem conservadas, possuem arborização, boa estrutura física e são as mais freqüentadas. Entretanto, as outras 60%, encontram-se em total abandono sem nenhuma manutenção. Estas são pouco freqüentadas, pouca arborização e configuram-se como lugares de risco para os usuários pela presença de desocupados e agressores. Não se encontrou nenhum registro de praças nos órgãos municipais. Quanto ao significado das praças para os freqüentadores, a maioria considera a praça um lugar do lazer, de encontro, de manifestações culturais, etc. e que possuem uma importância para sua vida na cidade. Enquanto para os demais, estas são possuem significado algum.

 

CONCLUSÃO:

As praças possuem um grande papel significativo na vida das pessoas em Parintins. Guardam em suas memórias histórias do passado e do presente, nelas podemos perceber a evolução e a transformação da dinâmica ocorrido no espaço, tendo em vista, as mudanças  e permanências que se sucederam ao longo do tempo. É o palco de encontro entre as pessoas, é um espaço de socialização onde pessoas se expressam de todas as maneiras. São espaços livres públicos de grande importância principalmente para os grupos de menor poder aquisitivo da sociedade urbana.

 

 

Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO Á PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS
Palavras-chave: Praça, Espaço público, Cidade.