61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
VERIFICAÇÃO DA INFESTAÇÃO DE Aedes aegypti NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO E COMPARAÇÃO DOS DADOS DE CASOS DE DENGUE E DENSIDADE POPULACIONAL EM BAIRROS DE BOA VISTA, RORAIMA.
Priscila Pereira Barrêto 1
Joel da Silva Cordeiro 2
Pablo Oscar Aménzaga Acosta 1
1. Universidade Federal de Roraima/UFRR
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
INTRODUÇÃO:
A dengue é uma doença endêmica no Brasil. É uma arbovirose, que tem por vetor o mosquito Aedes aegypti e é causada pelo vírus dengue, pertencente ao gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. No Estado de Roraima ocorre a co-circulação de mais de um sorotipo, caracterizando assim como região hiperendêmica e de maior probabilidade para as formas graves da doença. Objetivou-se verificar se há correlação dos fatores socioeconômicos com a densidade populacional de Ae. Aegypti e os casos de dengue no período de 2007 a inicio de 2008 em Boa Vista, Roraima. Fazer levantamento populacional do vetor no Campus do Paricarana da Universidade Federal de Roraima, verificando a especificidade da armadilha. E conscientizar a população sobre a gravidade da Dengue. Por ser uma doença que afeta a quase toda a população e pode levar ao óbito é necessário estudo que visem avaliar o desenvolvimento e proliferação do vetor e da doença.
METODOLOGIA:
Foram escolhidos seis bairros por apresentarem relevante diferença socioeconômica e assim separados em dois grupos, Classe Média Alta (CMA) e Classe Média Baixa (CMB). Para a escolha, fizemos uma analise comparativa dos dados obtidos de CENSO 2000 do IBGE Roraima. O número de casos de dengue foi fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde e os índices de infestação pela Secretaria Municipal de Saúde. O estudo realizado para o levantamento populacional de Ae. aegypti no Campus do Paricarana da UFRR no período de maio e junho de 2008, utilizou como armadilha de coleta a ovitrampa e a identificação das larvas foi realizada no Núcleo Avançado de Vetores (NAVE) da UFRR usando a chave de Rotraut e Oliveira de 1994. Paralelamente um trabalho de extensão, conscientizando a população sobre a problemática da dengue, de forma que palestras foram ministradas em sete escolas escolhidas de maneira aleatória utilizando o lúdico por meio de uma parodia ao final da exposição.
RESULTADOS:
O índice de casos confirmados de dengue foi maior no período de janeiro a junho de 2008 do que em todo ano de 2007 e o número confirmado foi mais elevado nos bairros de CMB. Notou-se que tanto um bairro de CMA quanto de CMB apresentou índices de infestação de médio risco, segundo os Índices de Infestação Predial e de Breteau. Os bairros apresentaram uma correlação negativa entre o número de casos de dengue e índices de infestação do vetor. A população do vetor na UFRR é variável de um bloco para o outro, possuindo números mais altos nos blocos I e II que são os de maior movimentação de pessoas. A ovitrampa se mostrou como uma boa ferramenta de coleta em todo o processo e as palestras educativas foram um incentivo para população zelar pela cidade e saúde publica.
CONCLUSÃO:
Os bairros Alvorada e Paraviana apresentaram os índices mais elevados de infestação, sendo um de CMB e outro de CMA tanto no ano de 2007 quanto em 2008. A incidência de dengue durante o ano de 2007 foi muito baixa em comparação com o inicio de 2008 e quatro dos bairros analisados apresentaram uma correlação negativa entre o numero de casos de dengue e o índice de infestação de mosquito. Na UFRR os blocos que apresentaram maior infestação, necessitam de uma atenção mais rigorosa para verificação do que tem colaborado para que haja uma considerável população de Ae. aegypti. Percebemos nas palestras que as crianças ficaram mais atentas as figuras, os adolescentes se identificaram mais com a parodia e ambos fizeram questionamentos sobre vários aspectos relevantes ao tema.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Dengue, Aedes aegypti, Roraima.