61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE SILÍCIO NOS TEORES DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS TOTAIS EM PLANTAS DE FEIJÃO CAUPI SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO
Francisca Isaias Barbosa 1
Hugo Amancio Sales Silva 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Yngrid Henrique Tavares de Melo Rodrigues 1
Jocélia Maciel Barros 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciencias Agrarias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Orientador
INTRODUÇÃO:

O feijão, pela sua efetiva e expressiva participação na alimentação dos brasileiros, se constitui em um dos produtos de maior importância econômica e social para o Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, em virtude das condições ambientais serem desfavoráveis

ao feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), predomina o cultivo do caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), que resiste melhor ao calor e à deficiência hídrica.

O estresse hídrico constitui um fator ambiental que reduz a produtividade de várias culturas de importância agrícola, por reduzir o crescimento como o desenvolvimento da planta, o que influi na produtividade da cultura.

 No entanto, o feijão caupi, feijão de vagem ou mesmo feijão macassar tem se mostrado tolerante a escassez hídrica em função de características fisiológicas importantes como o ajustamento osmótico celular promovido por osmólitos como os açúcares solúveis totais, sacarose entre outros.

Recentemente, tem-se usado produtos ricos em silício na nutrição de plantas em função da sua deposição nas paredes celulósicas proporcionando uma barreira física a penetração de patógenos e do aparelho bucal de insetos sugadores, assim como constituindo um impedimento físico a perda de água por transpiração.

METODOLOGIA:

Cinco sementes de feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp) c.v Perola foram postas para germinar em vasos de capacidade de 1,5L contendo inicialmente água destilada. O substrato utilizado foi areia e sílica na proporção 1:1. Dez dias após a germinação das sementes foi feito o desbate deixando-se apenas uma plântula por vaso. A solução nutritiva juntamente com as doses de 0, 50, 100 e 150μM de metassilicato de sódio foram aplicadas a partir do 10º dia após a germinação, e sendo repostas em intervalos periódicos de três dias. O pH da solução foi mantido em 6,0.  Do 25º dia ao 30º dia após a germinação foi aplicado um estresse hidrico de 5 dias. No 30º dia após a germinação, as plantas foram coletadas e separadas em parte aérea e raízes, ensacadas e postas para secar em estufa de ventilação forçada a temperatura constante de 65Cº por 72 horas. Posteriormente, as folhas secas foram trituradas em moinhos com peneira de 20 mesh para a obtenção da farinha de massa seca para a posterior determinação dos teores de açúcares solúveis totais. O resultado dos teores de açucares solúveis totais foi expresso em mmol glu.g-1.MS-1. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

 

RESULTADOS:

Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos envolvendo as doses de silício na solução nutritiva.

CONCLUSÃO:

As doses de silício não foram efetivas na promoção de alterações significativas nos teores de açúcares solúveis totais em folhas de plantas de feijão caupi submetidas ao estresse hidrico de cinco dias.

Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Açúcares solúveis totais, silício, caupi .