61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ESTUDO COMPARATIVO DOS GRÃOS DE PÓLEN DE VARIEDADES DE Ixora coccínea L. var.compacta Hort (RUBIACEAE)
Gracy Chrisley Alencar Carvalho 1, 2
Jaqueline Diniz Pinho 1, 2
Camila Pereira de Jesus 1, 2
Ana Carolina Alves Malheiros Araújo 1, 2
1. Departamento de Biologia/UFMA
2. Acadêmica em Ciências Biológicas/UFMA
INTRODUÇÃO:
O grão de pólen por suas características especiais presta-se de maneira muito adequada para numerosas investigações, dentre as quais está à identificação de uma determinada família botânica. Quase todas as famílias, muitos gêneros e um bom número de espécies podem ser identificados somente pelos seus grãos de pólen, com base em características como tamanho, número e tipo de aberturas, além da ornamentação da exina. Pertencente à Família Rubiaceae, a Ixora coccinea L. var. compacta Hort, é conhecida vulgarmente por ixora compacta, hortênsia japonesa compacta; é um arbusto de textura semi-herbácea, ereto, ramificado, originário da Malásia, com variações de 0,40- 0,80 m em altura, com florescimento vistoso. Há variedades de inflorescências em tons de amarelo, branco e rosa. São produzidas no decorrer do ano, exceto no inverno (Lorenzi & Souza 1995). Este trabalho teve por objetivo comparar a morfologia polínica de quatro variedades de Ixora coccinea L. var. compacta Hort quanto à forma e tamanho.
METODOLOGIA:
Para o estudo dos grãos de pólen, foram coletados botões florais em diferentes áreas do Campus da Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2°33`9.65” S e 44°18`20.80” W), no período de 8 às 10hrs em janeiro de 2007. Recolheu-se em 3 (três) indivíduos de cada variedade de Ixora coccinea L. var. compacta Hort, botões florais em pré-antese, os quais foram submetidos a acetólise de acordo com o método descrito em Erdtman (1960). Para cada uma das variedades estudadas foram confeccionadas 06 lâminas permanentes, onde se mediu o eixo polar e equatorial de 25 grãos de pólen tomados ao acaso. A caracterização dos grãos de pólen de cada variedade foi efetuada através da relação da razão do diâmetro polar pelo diâmetro equatorial (P/E), bem como a média aritmética, o desvio padrão da média, coeficiente de variação dos eixos polar e equatorial das amostras. Para a comprovação da hipótese, foram utilizados os testes estatísticos ANOVA e Tukey, as quais comparam as médias da relação P/E entre as variedades.
RESULTADOS:
Os grãos de pólen da variedade amarela apresentaram relação P/E igual a 0,96 µm; os grãos de pólen da variedade rosa têm P/E igual a 0,95 µm; na variedade branca o P/E foi 0,96 µm; a variedade vermelha apresentou P/E equivalente a 0,94 µm. Os grãos de todas as variedades estudadas são de formato oblato-esferoidal. Quanto à média do eixo equatorial dos grãos de pólen, os resultados obtidos foram: variedade amarela igual a 28,98μm; a variedade branca 27,2 μm; a variedade rosa 28,5 μm e a variedade vermelha 27,84 μm. Todos os grãos de pólen analisados apresentam tamanho mediano. Os dados aplicados nos testes estatísticos ANOVA e Tukey demonstram não haver nenhuma diferença significativa entre os grãos de pólen das variedades analisadas (P=0,2634 e F=1,3451), assim, comprovando que os grãos de pólen seriam iguais no tamanho e na forma. Os grãos de pólen que apresentaram tamanhos no intervalo de 0,88-0,99 em relação a P/E, são classificados quanto à forma, oblato-esferoidal, encontrando-se dentro do padrão dos polens da família Rubiaceae.
CONCLUSÃO:
Esse experimento demonstrou que tanto a forma quanto o tamanho dos grãos de pólen das quatro variedades de Ixora coccinea L. var. compacta Hort. são similares por pertencerem à mesma classificação de acordo com a literatura. Neste trabalho foram analisadas somente as características forma e tamanho. Seria necessário, para uma melhor caracterização da espécie estudada, levantamento sobre as ectoaberturas da exina e espessamento da mesma, além da superfície dos grãos de pólen.
Palavras-chave: grão de pólen, Rubiaceae, Ixora coccinea L.var. compacta Hor.