61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DISCENTE EM BIOTECNOLOGIA EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR
NATALIA SALMAZO PEREIRA 1, 4
MARIA ESTELLA FORINO SILVA 1, 4
THIAGO GUMIERE 1, 4
SÔNIA MARIA DE STEFANO PIEDADE 2, 4
FLAVIO ALMEIDA TAVARES 3, 4
1. Bolsistas/PET-Biotecnologia Agrícola
2. Orientadora, Estatística
3. Tutor/PET-Biotecnologia Agrícola
4. Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
INTRODUÇÃO:

                Raramente a avaliação acontece tendo em vista diagnosticar elementos da formação relativos a uma área do conhecimento, ou disciplina, ou associada à expectativas da área profissional, salvo em ocasiões especiais. Considerando que a Biotecnologia atual e futuramente representa importante área do conhecimento que atinge a várias profissões envolvidas com os diversos aspectos da produção agropecuária, da saúde, do ambiente e serviços, e que a tendência é que se torne cada vez mais importante no futuro, pretendeu-se avaliar qual o grau de domínio do conhecimento pelos futuros profissionais, em universo formado por diferentes cursos de graduação da USP/ESALQ. Nesta instituição há uma particularidade interessante, pois praticamente são os mesmos professores a tratar de conteúdos relativos à Biotecnologia nos diferentes cursos oferecidos, o que de certa forma contribuiria para diagnosticar qual a sua influência no corpo discente em formação. Por estes motivos e analisando a importância desta área do conhecimento, o PET-Biotecnologia procurou avaliar em cinco cursos qual o grau de conhecimento do corpo discente tendo em vista diagnosticar globalmente o que acontece nos cursos quanto ao tratamento de conteúdos referentes à Biotecnologia.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ /USP por amostragem com os cursos da área biológica, com o intuito de quantificar o conhecimento dos estudantes sobre biotecnologia. Para tal foi preparado um questionário contendo nove perguntas que consideramos de nível básico, quatro de nível intermediário e quatro de nível avançado. Este foi aplicado por abordagem direta e aleatória, tomando-se como base uma amostra de vinte por cento dos alunos de cada ano dos cinco cursos analisados. Responderam ao questionário 32 alunos de Ciências dos Alimentos, 30 de Ciências Biológicas, 200 de Engenharia Agronômica, 40 de Engenharia Florestal e 32 de Gestão Ambiental totalizando em 334 entrevistados. 

Para a analise dos dados foi utilizado estatística descritiva por tabela e gráfico, que permitiu fazer as comparações quanto à evolução do conhecimento sobre biotecnologia dentro de cada curso, ou seja, para os diferentes anos e entre cursos.

RESULTADOS:

Diante dos resultados, no curso de Ciências dos Alimentos os alunos sabiam responder menos de 50% das questões, no 2 º ano, devido  ao conteúdo das matérias, obteve-se um desempenho melhor.No 3º ano apesar da porcentagem de acertos ter diminuído, os acertos das questões básicas se manteve.O 3º e 4º ano apresentaram a mesma porcentagem de acerto, finalizando o curso com conhecimento básico em biotecnologia.

No curso de Ciências Biológicas houve um aumento gradual no conhecimento sobre biotecnologia graças ao conteúdo das matérias ao longo do mesmo independe do 1º ano ter mostrado desempenho menor que 50%, sendo que no final foi o curso que obteve o melhor desempenho.

No curso de Engenharia Agronômica apenas os alunos do 1º ano obtiveram desempenho menor que 50%. Do 1º ao 4º ano os valores de acertos aumentaram. No 5º ano apesar dos acertos terem diminuído, os acertos das questões básicas se mantive.

Do 1º ao 3º ano de Engenharia Florestal, apesar do número de acertos ter aumentado, não ultrapassou 50%.No 4º ano temos um aumento significativo da porcentagem de acertos e do 4º para o 5º ano um decréscimo, que não impediu que o 5º ano obtivesse um desempenho superior a 50%.

Os quatro anos de Gestão Ambiental apresentaram desempenhos que não ultrapassaram 50% de questões acertadas.

CONCLUSÃO:

A Biotecnologia atinge a vários cursos profissionalizantes da ESALQ, uma avaliação de conhecimentos sobre o tema pode servir de indicador para múltiplas decisões, sejam para correção de rumos ou eficiência do aprendizado, por exemplo. Com os dados obtidos a partir de questionário foi possível detectar que existe um diferencial positivo de aprendizado em Biotecnologia em todos os cursos da ESALQ e em geral uma tendência a consolidação do conhecimento a partir do meio do curso e a tendência a de se manter estabilizado até o final do curso quando em alguns casos apresenta ligeira queda.

                Os dados analisados permitiram verificar que apesar de condições facilitadoras do aprendizado em Biotecnologia,  cada curso tende a manter um perfil próprio de apreensão de conteúdos, cabendo observar que possivelmente o questionário utilizado não permitiu obter maior discriminação, já que os percentuais de repostas são similares, bem como a tendência geral. Contudo, parece que os alunos dos cursos de Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal entram na universidade com pouco conhecimento sobre Biotecnologia e terminam seus cursos com pelo menos o conhecimento básico sobre o tema, observando-se em todos os casos um aumento da apreensão do conhecimento.
Palavras-chave: Biotecnologia, Alunos, Conhecimento.