61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
AVALIAÇÃO DA OPINIÃO DISCENTE QUANTO Á ABORDAGEM DADA A BIOTECNOLOGIA EM CURSOS DE NIVEL SUPERIOR NA ESALQ/USP
Maria Estella Forino Silva 1
Natalia Salmazo Pereira 1
Thiago Gumiere 1
Sonia Maria de Stefano Piedade 1
Flavio Almeida Tavares 1
1. Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
INTRODUÇÃO:
Considerando que a Biotecnologia atinge várias profissões envolvidas com os diversos aspectos da produção agropecuária, da saúde, do ambiente e serviços, e que a tendência é que se torne cada vez mais importante no futuro, pretendeu-se avaliar a opinião dos alunos, do 1º ao ultimo ano, a respeito de como está sendo abordado esse assunto nas disciplinas, em universo formado por diferentes cursos de graduação da USP/ESALQ. Esta que é uma instituição que possui um elevado grau de excelência e é reconhecida internacionalmente, possui uma particularidade interessante, pois praticamente são os mesmos professores a tratar de conteúdos relativos à Biotecnologia nos diferentes cursos oferecidos, o que de certa forma contribuiria para diagnosticar qual a sua influência no corpo discente em formação. Por estes motivos e analisando a importância desta área do conhecimento, o PET-Biotecnologia procurou avaliar em cinco cursos qual o opinião dos estudantes a respeito de como a biotecnologia é ministrada e o grau de interesse dos mesmos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ /USP por amostragem com os cursos da área de biológica, com o intuito de quantificar a opinião dos estudantes sobre biotecnologia e sua abordagem nas disciplinas. Para tal foi preparado um questionário contendo quatro perguntas: se o aluno faz ou pretende fazer estágio, como considera a influencia da biotecnologia atualmente, como avalia a abordagem da biotecnologia nas disciplinas e se gostaria ou fez a disciplina seminários em biotecnologia. Este foi aplicado por abordagem direta e aleatória, tomando-se como base uma amostra de vinte por cento dos alunos de cada ano dos cinco cursos analisados. Responderam ao questionário 32 alunos de Ciências dos Alimentos, 30 de Ciências Biológicas, 200 de Engenharia Agronômica, 40 de Engenharia Florestal e 32 de Gestão Ambiental totalizando em 334 entrevistados. Para a analise dos dados foi utilizado estatística descritiva por tabela e gráfico, que permitiu fazer as comparações quanto à evolução do conhecimento sobre biotecnologia dentro de cada curso, ou seja, para os diferentes anos e entre cursos.
RESULTADOS:
De um modo geral os alunos consideram que a biotecnologia influencia em todos os setores, com exceções de: Ciências dos Alimentos os alunos do 3o e 4o, 25% e 13% respectivamente consideram a biotecnologia pouco influente, assim como 50% dos alunos do 2º ano de C. Biológicas. No curso de Eng. Agronômica 18% dos alunos do 5º ano responderam que influenciava apenas na agricultura. Na Eng. Florestal o 3º ano 12,5% acredita que a biotecnologia possui pouca influencia. A opinião dos alunos quanto à abordagem de biotecnologia nas disciplinas foi: C. dos Alimentos o 3º ano 25% considera péssimo e o 4º ano a maioria regular; C. Biológicas o 2º e 4º ano 33% dos entrevistados considera regular e no 5º ano 17%; Gestão Ambiental, com exceção do 1º ano que avaliou como bom, o restante a maioria avaliou de regular a péssimo; Eng. Agronômica no 1º ano varia de bom a ótimo, já para outros anos varia entre ruim, regular e bom, sendo este em menor porcentagem; Eng. Florestal no 1º ano varia de bom a regular, para o 3º e 4º ano varia de regular a bom e no 2º e 5º ano varia de ruim a regular. Em relação à pretensão em fazer a disciplina seminários em biotecnologia o 1º ano de todos os cursos os alunos gostariam de cursá-la. Contudo a maioria dos alunos que já a cursaram não gostaram da disciplina.
CONCLUSÃO:
Podemos concluir que biotecnologia de um modo geral não é abordada de forma atrativa, uma vez que é apresentada de formas diferentes para cada curso, sendo o curso de Ciências Biológicas que melhor é abordado os assuntos sobre biotecnologia em compensação Gestão Ambiental mostrou resultados antagônicos. Para os demais cursos os assuntos relacionados com biotecnologia são considerados regulares, sendo pouco atrativo para os estudantes e dessa forma gerando pouco interesse nessa área.
Palavras-chave: Biotecnologia, Alunos, Opinião.