61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS: UMA PROPOSTA LÚDICA E MULTIDISCIPLINAR
Rosangela Kiekow da Rosa 2, 4
Andreia Mendonça dos Santos Lima 1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto 3
Simone Oliveira Carvalhais Moris 4
Keila Barbosa da Silva 4
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ CEULJI
2. Universidade Luterana do Brasil- EAD/ULBRA
3. Faculdade Panamericana de Ji-Paraná/UNIJIPA
4. Centro Educacional São Paulo/ CEDUSP- Rede de Escolas da ULBRA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido a partir do Projeto “Amigo Bilíngue” no Centro Educacional São Paulo – Rede de Escolas da ULBRA na cidade de Ji-Paraná/RO em 2008. Foi formada uma equipe multidisciplinar composta de docentes e colaboradores. Esta interagiu com os alunos da primeira série do Ensino Fundamental I estimulando a inteligência interpessoal e intrapessoal, a noção corporal, à desenvoltura de idiomas: inglês e português, o despertar para a importância da cidadania, além de encantar as crianças através do universo lúdico em que se encontram. Neste contexto o amigo Matthew é construído pela turma, desde a montagem corporal do boneco - tamanho natural - até a sua estrutura interna, ou seja, personalidade, afinidades, gostos, interesses e particularidades. O contexto dos envolvidos no projeto, tanto educadores como sujeitos cognocentes corroborou para a mudança de atitude frente ao conhecimento e ao outro, na medida em que o lúdico permeou os hábitos, as atitudes, as competências e habilidades desencadeadas com a proposta.
METODOLOGIA:
Para a execução do presente projeto foram desencadeadas ações pela equipe permitindo o contato dos alunos com diferentes realidades e ao mesmo tempo foram dirigidas atividades para a reflexão da condição do próprio grupo. Os primeiros a conhecer a proposta foram os pais dos discentes já que a demanda de acompanhamento e envolvimento dependia, também, da família. Feita a parceria escola/ família conversamos com os alunos que vibraram e demonstraram no olhar o desejo de iniciar. Discutimos a escolha do sexo do boneco, identidade geográfica histórica pessoal e familiar, características externas e internas (personalidade, preferências na literatura, alimentação...), confeccionamos o diário onde foram realizados os registros. Construímos o boneco “Matthew” concomitantemente com atividades de reconhecimento e expressão corporal.  Preparamos uma bagagem com o necessário para a visita do nosso amigo aos lares da turma, a fim de evitar transtornos organizamos um roteiro de visitas. Após cada visita fazíamos considerações, compartilhávamos vivências, refletíamos sobre as dúvidas, os valores, os questionamentos, as particularidades dos relacionamentos mantidos. Numa relação lúdica os alunos assimilaram o mundo à sua maneira, interagindo com o objeto os alunos atribuíram função e responsabilidade para com o amigo.
RESULTADOS:

Da idealização a execução a equipe multidisciplinar surpreendeu-se com as relações e reações desencadeadas pelo amigo Matthew no grupo de alunos da primeira série. A expectativa em receber o amigo, a preocupação em organizar atividades prazerosas para o dia da visita envolvendo a família, o relacionar-se no grupo de forma solidária e cooperativa, a construção de relações de respeito e convívio escolar e familiar, a responsabilidade desencadeada foram surpreendentes. O manuseio dos documentos como a carteira de identidade, a certidão de nascimento, a certidão de batismo e a carteira de vacinação do amigo moveram a turma toda a pesquisar e coletar documentos de identidade histórico e geográfica contribuindo para a construção da identidade do grupo. Como ele fala dois idiomas: Português e o Inglês, os cognocentes preocuparam-se em localizar e identificar os países no mapa-múndi que possuem a mesma forma de falar que o Matthew. Os familiares externavam o encantamento com os encaminhamentos alternativos para os conflitos gerados nas particularidades dos alunos, gerando um ambiente de aprendizado nos lares e ao mesmo tempo criando vínculos de bem querer no grupo.

CONCLUSÃO:

Constata-se que o Projeto Amigo Bilíngue foi de suma importância para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e das relações de convivência em grupo. A prática multidisciplinar transformou a escola e por extensão os lares dos alunos num espaço de construção de aprendizagens significativas e lúdicas, ligando conhecimento sistemático ao conhecimento informal. A práxis lúdica do projeto corroborou o ato de socializar, de gestar dos laços afetivos e o estreitar das diferenças tão enriquecedoras e importantes para uma vida em sociedade de ‘iguais’, ou seja, seres humanos.

Instituição de Fomento: Centro Educacional São Paulo/ CEDUSP
Palavras-chave: Lúdico, Multidisciplinar, Inteligências Múltiplas.