61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
RECIFE: MINHA CIDADE
KARLA DANIELLE FERNANDES DA SILVA 1
ANA CLÁUDIA DIAS BATISTA 1
1. PREFEITURA DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
Localizada as margens do oceano atlântico, o Recife a princípio era apenas um vilarejo de pescadores que vivia a sombra de seu porto, teve seu cenário modificado a partir 1630 com a chegada dos holandeses interesados nas riquezas da cana-de-açúcar. A presença do conde Maurício de Nassau trouxe melhorias urbanísticas, ruas foram planejadas, pontes construídas, mudanças que deram um ar de metrópole a singela cidade. Após a expulsão dos holandeses, Recife já havia se tornado um local bastante disputado, o vilarejo de pescadores deu lugar a uma emergente classe comerciante e desde então a cidade passou a fazer parte do cenário político e artístico do país. É imprescindível que o cidadão recifense tenha conhecimento da origem de sua cidade e da importância que a mesma teve ao longo da história do Brasil e nada melhor do que fazer com que os alunos conheçam e valorizem sua terra natal. É necessário que seja apresentado aos alunos um Recife diferente do que estão acostumados a ver na televisão; um ambiente repleto de violência e insegurança. As crianças precisam perceber e valorizar a cidade com sua beleza, seus poetas e artístas, suas praias e carnavais. Contribuindo assim para que em seus corações sejam plantados o orgulho de ser cidadão recifense.
METODOLOGIA:
Para dar início ao projeto foi solicitado aos alunos do 1º ano do 2º ciclo, turma A da Escola Municipal Antonio Farias Filho, que realizassem uma pesquisa sobre a origem da cidade na bibliotéca e laboratório de informática da escola e fizessem também uma coleta em jornais e revistas dos pontos turísticos da cidade. Com o material em mãos foi discutido com os alunos a importância dos principais pontos turísticos e de como se originou a cidade. Foi apresentado para a classe cartazes com fotos de alguns locais da cidade em décadas anteriores para que pudessem perceber as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Os alunos também estudaram sobre o cenário musical, literário e político da cidade através de pesquisas, documentários, leitura de diferentes gêneros literários como: artigos de jornais, reportágens, poemas, letras de músicas e outros. Em um outro momento os alunos participaram de um passeio pelo Recife antigo, Shoping Paço Alfandega, algumas pontes da cidade e a praia de Boa Viagem para que os alunos registrassem por meio de desenhos e textos individuais suas impressões sobre a cidade. Foram produzidos textos dissertativos, cartas e poemas falando sobre a beleza da cidade e também o que os alunos gostariam que fosse diferente ou melhorado. Para finalizar o projeto foi organizada uma exposição com as produções dos alunos, na ocasião foram declamados poemas de artistas recifenses e dos próprios alunos que enalteciam a cidade e explicado em breve palavras o surgimento do Recife.
RESULTADOS:
Através deste projeto os alunos puderam conhecer a cidade em que vivem e perceber a importância da mesma para o cenário nacional. O projeto também possibilitou o trabalho com pesquisa em diferentes ambientes e contribuiu para que os alunos descobrissem que são capazes de produzirem seus próprios textos. A partir do tema “cidade do Recife” foram trabalhados gêneros textuais diversos englobando leitura, interpretação e produção. O projeto ainda expandiu para as disciplinas de geografia, história e artes. Os alunos aprenderam a utilizar mapas e legendas, a conhecer as mudanças geográficas e a discutir o porquê de tais mudanças fazendo um paralelo com a modificação em que a sociedade sofria ao longo do tempo. Ao final do projeto foi possível ver crianças que conheciam sua cidade e que passaram a valorizar e amar com suas belezas, a reconhecer suas dificuldades e perceberem que são cidadãos atuantes capazes de modificar aquilo que não os agrada.
CONCLUSÃO:
O projeto Recife: minha cidade realizado com os alunos do 1º ano do 2º ciclo turma A, da Escola Municipal Antonio Farias Filho possibilitou aos alunos conhecerem a história da cidade do Recife, como se originou e como ocorrem as principais mudanças de forma dinamizada, através de suas pesquisas e da aula-passeio. O projeto permitiu trabalhar o tema da cidade do Recife nas diferentes disciplinas, tornando as aulas mais agradáveis e atrativas ao passo que os alunos tanto pesquisaram quanto realizaram suas próprias produções expondo suas impressões e seus pensamentos. Enquanto professores é importante levar os alunos a refletirem sobre sua condição social e a perceberem que tudo é possível quando se tem força de vontade e esforço. E os alunos tiveram como exemplo sua própria cidade que a princípio era desvalorizada e nem mesmo reconhecida, mas que com um passado de lutas pode apresentar um futuro de vitórias.
Instituição de Fomento: PREFEITURA DO RECIFE
Palavras-chave: Recife, capital de Pernambuco, cidade das pontes.