61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
FERRAMENTA PARA VISUALIZAÇÃO TRI-DIMENSIONAL DE IMAGENS MÉDICAS COM PLANO DE CORTE ARBITRÁRIO
Rodolfo Kenji Iwamoto 1
1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
INTRODUÇÃO:
Grandes quantidades de imagens são geradas em Hospitais e Clínicas Médicas como parte da rotina de diagnóstico e tratamento. Essas imagens, geralmente de natureza bi ou tridimensional, contém informações variadas das estruturas anatômicas e do funcionamento de partes do corpo humano que, quando associadas, apresentam riqueza de detalhes.
METODOLOGIA:
O MatLab® foi utilizado como plataforma de trabalho neste projeto. Embora de natureza tridimensional, os dados volumétricos adquiridos através da Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada são representados como uma seqüência de imagens 2D. A interface desenvolvida neste trabalho carrega esta seqüência de imagens, reconstruindo o volume, o qual pode ser visualizado facilmente usando-se a técnica de “ray-casting”. Nesta técnica, calcula-se a distância entre o observador e os pontos na superfície do volume para um determinado ângulo de visão. Quanto mais distante o ponto, menos intenso seu valor, resultando numa superfície sombreada com representação visual de profundidade. Caso haja sobreposição ou espaçamento entre cortes adjacentes no volume, pode-se utilizar interpolação binomial ou bicúbica para tornar os cortes contíguos, sendo esta interpolação também necessária caso os elementos do volume (voxel) não sejam cúbicos. Feito isso, pode-se escolher qualquer plano ortogonal do volume (axial, sagital ou coronal) e visualizar qualquer imagem naquele plano de corte. É possível escolher-se um determinado plano inclinado do volume e visualizar os cortes 2D correspondentes usando-se interpolação binomial ou bicúbica, pois para cortes em planos não ortogonais, apenas parte de cada voxel contribuirá para formar a imagem 2D. Uma vez selecionado o plano de corte, pode-se mover-se para cortes paralelos superiores ou inferiores ao corte inicial.
RESULTADOS:
Utilizou-se um conjunto de 160 imagens contíguas de Ressonância Magnética com 1,0 mm de espessura, matriz de 512x512 elementos num campo de visão de 25x25 cm em cada imagem. Obteve-se cortes nos planos ortogonais e inclinado.
CONCLUSÃO:
Através da interface desenvolvida pode-se visualizar planos ortogonais e inclinado de um conjunto volumétrico de dados.
Instituição de Fomento: Fudanção Araucária / PUC-PR
Palavras-chave: FERRAMENTA PARA VISUALIZAÇÃO TRI-DIMENSIONAL DE IMAGENS MÉDI, PLANO DE CORTE ARBITRÁRIO, MatLab.