61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
MAPEAMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, PERU E COLÔMBIA
Antonio Henrique Queiroz Conceição 1
Michele da Silva Pontes 2
1. Universidade Federal do Amazonas/Instituto Natureza e Cultura - Orientador
2. Universidade Federal do Amazonas/Instituto Natureza e Cultura
INTRODUÇÃO:
Antes de ser uma atividade econômica, o turismo é uma atividade social e humana, tendo em vista que é fruto da necessidade de socialização do ser humano. O fenômeno turístico está relacionado com as viagens, com a visita a um local diferente do habitat do turista. Assim, o turismo, em termos históricos, se iniciou quando o homem deixou de ser sedentário e passou a viajar, principalmente motivado pela necessidade de comércio com outros povos. Abrange diversos segmentos, como por exemplo, rede hoteleira, transporte, alimentação, agências de viagens, entre outros, possuindo, portanto, efeito multiplicador de benefícios. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, cadeia produtiva é o conjunto de atividades que se articulam progressivamente, desde os insumos básicos até o produto ou serviço final, incluindo a distribuição e a comercialização. Este estudo tem como objetivo realizar o mapeamento da cadeia produtiva do turismo na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia, bem como realizar uma revisão bibliográfica sobre a cadeia produtiva do turismo em regiões de fronteira, identificar a infra-estrutura existente para o desenvolvimento do turismo, demonstrando as peculiaridades e os aspectos relevantes da cadeia produtiva do turismo na tríplice fronteira.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga (Brasil), nas cidades de Islândia e Santa Rosa (Peru) e na cidade de Letícia (Colômbia), compondo a tríplice fronteira desta região. A realização do mapeamento da cadeia produtiva do turismo na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia consistiu no resultado alcançado através de uma investigação cientifica norteada pelo método exploratório. Para que o estudo alcançasse êxito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pois através desta poderíamos conhecer diferentes formas de contribuições científicas sobre o tema abordado. Seguiu-se uma pesquisa de campo nas cidades em estudo, para a observação dos aspectos que servem como atração turística, bem como a infraestrutura existente. Foi utilizado como técnica para a coleta de dados a observação, todos os dados coletados foram devidamente selecionados, organizados, codificados e analisados cuidadosamente, para enfim obtermos os resultados esperados.
RESULTADOS:
Foram lidos e fichados artigos e livros relacionados não só ao turismo, mas também a cadeias produtivas, o que se pode perceber é a carência de estudos relacionados à cadeia produtiva do turismo. A pesquisa de campo foi realizada nas seis cidades que fazem parte da tríplice fronteira e foram identificados os aspectos que servem de atração turística, bem como as infraestruturas existentes para o desenvolvimento do turismo nessa região. Verificou-se um total de trinta e quatro hoteis, nove hospedarias e cinco pousadas; além de quarenta e cinco estabelecimentos capazes de oferecer alimentação; quinze agências de viagens; dezessete estabelecimentos dos mais variáveis estilos para a diversão dos turistas. A região possui ainda meios de transporte terrestre e fluvial para o deslocamento entre as cidades, dois aeroportos e vários barcos de grande porte que realizam o transporte até a mesma. Duas das cidades possuem pessoas qualificadas como guias turísticos e todas as cidades que compõem essa tríplice fronteira têm diversos atrativos turísticos, tais como: festejos, igrejas, praças, prédios históricos e é claro a cultura que predomina em cada localidade.
CONCLUSÃO:
Este mapeamento possibilitou conhecer e identificar que a cadeia produtiva do turismo na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia encontra-se em estágios diferentes: em vias de consolidação em Letícia e em vias de implementação nas demais cidades. Toda via não podemos correlacionar o turismo desenvolvido nesta tríplice fronteira com aquele praticado nos grandes centros, em virtude de a maioria destas cidades estarem em processo de desenvolvimento, porém temos apelo turístico devido à região ainda possuir características de uma cultura autóctone. Desta forma encaminhamos a sugestão de que os governantes municipais adotem políticas voltadas para a capitação de turistas, quer sejam eles nacionais ou estrangeiros, já que estamos falando de uma tríplice fronteira. Podemos ainda inferir a adoção de uma política comum para os povos desta fronteira. Esperamos que este trabalho possa despertar o interesse não só da academia, mas dos governantes, empresários e população em geral no sentido de investir para o desenvolvimento do turismo na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: TURISMO, CADEIA PRODUTIVA, MAPEAMENTO.