61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A CARTOGRAFIA COMO SUBSIDIO PARA A PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES DA SUB-BACIA DO RIO PIAUITINGA NO MUNICÍPIO DE LAGARTO-SE.
José Wellington Rodrigues Bomfim 1
Luciano Esteves de Jesus 1
Uendel Souza Almeida 1
Daniel Almeida da Silva 1
Maria Tamires R. dos Santos 1
1. FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA
INTRODUÇÃO:
A Cartografia ao longo dos anos influencia vários povos e nações. Sendo assim, o homem sempre se preocupou em demonstrar os espaços dos quais já obtinham conhecimento e julgavam úteis as suas ocupações, utilizavam argila, desenho em tecidos ou papiros para sua representação tornando-se documentos cartográficos que davam suporte a militares e comerciantes para os seus deslocamentos. As áreas referentes à Sub-bacia são de fundamental importância, os danos causados em decorrência das transformações ocorridos em determinadas partes do seu leito irá comprometer a sobrevivência dos canais secundários e levar a morte o seu percurso. Da mesma forma, a cartografia apresenta uma importância crucial, em especial no que tange a gestão dos territórios. Assim, esse estudo engloba áreas de influencia da sub-bacia hidrográfica do Piauitinga em Sergipe, o qual insere-se as cidades de Estância, Salgado, Boquim e Lagarto. Destarte, este trabalho tem como objetivo levantar e mapear as principais nascentes do rio Piauitinga, em especial no município de Lagarto, uma vez que esta área apresenta-se com um nível de degradação ambiental elevado e, na literatura científica encontra-se um hiato sobre essa área de elevada expressividade no estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Para o mapeamento da sub-bacia foram realizadas, em especial, trabalhos de campo no decorrer de 02 ano. Essas incursões ao campo consideraram apenas a área de registro do município de Lagarto. Foram adotadas técnicas de georreferencialmento através do aparelho GPS, modelo map76csx de fabricação garmim. Onde, N= elipsóide datum sad-69 referidas ao leste do meridiano central 39°wgr. Após a coleta de todos os pontos, as informações foram tratadas estatisticamente nos programas Excel e os mapas confeccionados no Autocad. É mister salientar, que além dos trabalhos de campo foram também realizadas leituras bibliográficas com o intuito de alicerçar o suporte teórico e conceitual da pesquisa. Essas leituras referiam-se, principalmente nas temáticas cartografia, meio ambiente e geografia. De acordo com o levantamento feito em campo foram identificadas 28 nascentes. Ressalte-se o fato de que a maioria encontrava-se com um grau elevado de degradação, dentre as quais a utilização das nascentes como lavanderias públicas, a derrubada da mata ciliar para a prática do plantio de pastos e de lavouras.
RESULTADOS:

A área de estudo refere-se aos mananciais que compõem a sub-bacia do Rio Piauitinga, que situa-se na região Centro-Sul do estado de Sergipe entre as coordenadas 10º 34’ 10” e 10º 45’ 12” S latitude e 37º 22’ 20” e 37º 34’ 22” W longitude, totalizando 418,20 Km² de área, em Lagarto corresponde à 53,46 Km2 ou 12,78% do total da bacia.

A sub-bacia do Rio Piauitinga é uma área de antiga ocupação, cujas atividades pioneiras foram o cultivo da cana-de-açúcar, mandioca e a pecuária. Um fato marcante é o predomínio de pequenas propriedades e isso confere aos municípios da sub-bacia, como também à grande parte dos municípios do centro-sul do Estado, portanto, esse fator contribui para uma produção agrícola policultora, ao mesmo tempo em que essa área se configura como referência da atividade citrícola.
CONCLUSÃO:

          Ressalta-se também que dentre as nascentes aventadas a principal (22) é a que apresenta um melhor nível de conservação natural, tanto no que tange as matas ciliares, como o manancial hídrico. Assim, conclui-se que os objetivos levantados para esta pesquisa foram alcançados, uma vez que as nascentes identificadas e mapeadas servirão de base para uma gestão eficaz e racional dessa porção do espaço geográfico do Estado de Sergipe.

Palavras-chave: Cartografia, Sub-bacia do rio Piauitinga, Dinâmica Ambiental.