61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS E DE PLANTAS INSETICIDAS NO CONTROLE DE Rhipicephalus (Boophilus) microplus CANESTRINI, 1887 (ACARI: IXODIDAE) EM LABORATÓRIO
Ellen Carine Neves Valente 1
Sônia Maria Forti Broglio Micheletti 1
Leilianne Alves de Souza 1
Roseane Cristina Prédes Trindade 1
Euzébio Goulart Sant’ana 2
José de Souza Santos 3
1. CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-CECA/UFAL
2. INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - IQB/ UFAL
3. FITOSSAN, Laboratório de Fitossanidade, Usina Sinimbú, Jequiá da Praia, AL
INTRODUÇÃO:

O carrapato dos bovinos, Rhipicephalus (Boophilus) microplus Canestrini, 1887 (Acari: Ixodidae) é o ectoparasita mais importante para pecuária de corte e leite. Os prejuízos vem desde a perda de peso, baixa conversão alimentar, perdas na qualidade dos couros, toxicoses, lesões da pele as quais favorecem a presença de miíases, anemia, transmissão de agentes patógenos, que provocam graves enfermidades (CORDOVÉS, 1997). Problemas causados pelo uso indiscriminado de carrapaticidas, como a resistência , contaminação da carne e do leite, poluição do meio ambiente e intoxicação do homem, além de ser caros, apontam para a necessidade do emprego de sistemas integrados de controle (BARROS & EVANS, 1989; FREITAS et al., 2005).

O controle biológico através de entomopatógenos e o controle pelo uso de plantas inseticidas são alternativas disponíveis com potencial de utilização conjunta com os tratamentos tradicionais. Esses métodos são promissores e podem auxiliar no combate do carrapato minimizando os problemas causados por ele. Neste trabalho, entomopatógenos e plantas inseticidas foram estudados com o objetivo de avaliar suas eficiências no controle de R.(B). microplus em laboratório.

METODOLOGIA:

As teleóginas foram coletadas de bovinos e colocadas em placas de Petri, as quais foram devidamente acondicionadas em caixa térmica contendo gelo e levadas ao Laboratório de Entomologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Foram realizados dois bioensaios, o primeiro utilizou-se extratos de sementes de Annona muricata L. (Annonaceae) (graviola); folhas de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf (Poaceae) (capim santo); folhas de Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae) (nim); flores de  Syzygium malaccensis (L.) (Myrtaceae) (jambo); e extrato hexânico de A. indica (sementes) na concentração 1% e no segundo bioensaio utilizou-se o entomopatógenos Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok nas concentrações 107 e 108 conídios mL-1 onde, em ambos, avaliou-se mortalidade de fêmeas ingurgitadas (%), peso dos ovos (g), eclodibilidade larval (%), número de oviposições e eficiência do produto. Nos testes com extratos vegetais as teleóginas foram imersas por 5 minutos em soluções contendo 1% de extrato diluído em 1% de DMSO e água destilada e esterilizada. Para os testes com o entomopatógeno as fêmeas foram submetidas durante 10 minutos em um volume de 100mL de cada solução. O espalhante adesivo Tween 80 a 0,01% (ADE +E) foi adicionado aos tratamentos com entomopatógeno.

RESULTADOS:

Os parâmetros observados foram: mortalidade das fêmeas (%), número de oviposições, peso dos ovos (g), eclosão (%) e eficiência do produto (%).

O extrato que apresentou o maior poder acaricida foi o de A. muricata (semente), com 100% de mortalidade e 99,43% de eficiência do produto. Seguido dos extratos de Sypigium malaccensis (flores) (75% e 68,57%) e A. indica (semente e folha) 65% de mortalidade e eficiência de 52,21% e 14,29%, respectivamente. A redução na eclosão (%) das larvas foi significativo para A. muricata.

O isolado M. anisopliae Fitossan 4 na concentração 108 conídios mL-1 apresentou a melhor média de eficiência do produto, quando comparado ao isolado M. anisopliae Fitossan 4 na concentração de 107 conídios mL-1 e os grupos controle, representados pelas fêmeas sem tratamento e aquelas tratadas com água e  Tween® 80. Dentre os tratamentos utilizados, o isolado M. anisopliae Fitossan 4 na concentração 108 conídios mL-1 apresentou a melhor eficiência do produto e reduziu significativamente o número de oviposições além de apresentar alto índice de mortalidade.

CONCLUSÃO:

O extrato da semente de graviola (Annona muricata) é o produto mais indicado para o controle de R. (B.) microplus, pois, além do alto índice de mortalidade e rápido efeito sobre as fêmeas ingurgitadas, apresenta a maior eficiência do produto, além de reduzir acentuadamente a oviposição das teleóginas, bem como a eclodibilidade das larvas. O entomopatógeno M. anisopliae Fitossan 4 utilizado na concentração107 conídios mL-1 apresentou alto índice de mortalidade das fêmeas, boa eficiência do produto, sendo economicamente viável, além de reduzir acentuadamente a oviposição e a eclodibilidade das larvas.

Instituição de Fomento: MCT/FINEP/FAPEAL
Palavras-chave: carrapato bovino, extratos vegetais, Metarhizium anisopliae.