61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O DESENVOLVIMENTO E A ESPACIALIZAÇÃO DAS POUSADAS NA CIDADE DE PARINTINS-AM
Marcos Carneiro Alfaia 1
Alem Sílvia Marinho dos Santos 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
INTRODUÇÃO:
O turismo e seu desenvolvimento têm como característica principal à obrigatoriedade de deslocamentos espaciais provocando alterações físico-estruturais nos lugares emissores, sobretudo, nos locais receptores. O turismo deve ser planejado tentando encontrar equilíbrio entre a eficiência do crescimento econômico, igualdade na distribuição social dos recursos e respeitando as limitações ambientais. A temática deste trabalho é a análise do processo de desenvolvimento espaço-temporal da infra-estrutura de hospedagem turística na cidade de Parintins-AM. O trabalho, de acordo com o modelo proposto de estudo, buscou evidenciar em seus resultados o desenvolvimento da espacialização das pousadas. Estas são um dos meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas, por fornecer o básico necessário para a hospedagem. Nesse sentido, propomos que a espacialização dessas pousadas se verifica de acordo com o atrativo turístico local.
METODOLOGIA:

O presente trabalho desenvolveu-se por meio do método dedutivo e técnicas de pesquisa como: questionários, entrevistas, trabalho de campo e pesquisa de dados primários e secundários. Na pesquisa bibliográfica foram observados artigos e livros sobre o assunto. Com enfoque do desenvolvimento espaço-temporal, elaborou-se um pequeno resgate histórico da infra-estrutura de hospedagem e o mapeamento dessas pousadas. Na pesquisa de campo, os questionários foram aplicados aos proprietários de (34) pousadas que englobam o universo de estudo. Os dados secundários foram levantados nas instituições públicas locais como na Prefeitura Municipal, Secretaria do Meio Ambiente e Coordenadoria do Turismo de Parintins. Após estas etapas realizou-se a análise das informações obtidas, através da tabulação e interpretação dos dados de maneira quantitativa e qualitativa.

RESULTADOS:
Desde a primeira realização em 1966, o Festival Folclórico de Parintins já atraia muitas pessoas de outras localidades, entretanto neste período ainda não havia uma preocupação com a capacidade de hospedagem. Com seu desenvolvimento, houve aumento no fluxo turístico e na necessidade de se hospedar cada vez mais pessoas. Nos anos de 1997 e 1998, surgiu o projeto “Cama e Café da Manhã” do governo Estadual, com o objetivo de construir novos meios de hospedagem, padronizados com duas suítes separadas da propriedade particular. No total foram criados 87 contratos, mas apenas 36 contratos se efetivaram com a construção de pousadas, melhorando a capacidade de hospedagem de Parintins, mas não sendo suficiente. Constatou-se que as suítes valorizam-se de acordo com a proximidade do local da festa. Nas 34 pousadas que englobam o universo da pesquisa, 55,9% dos proprietários ampliaram e pretendem melhorar seus estabelecimentos. No entanto, 76,5% dos proprietários não têm conhecimento sobre políticas públicas de planejamento do turismo na cidade. Outro aspecto constatado refere-se a espacialização destas pousadas. Observou-se estarem localizadas a partir do posicionamento geográfico de onde se realiza o festival, no “Bumbódromo”, deixando descoberto deste serviço o restante da cidade.
CONCLUSÃO:
Embora Parintins seja uma pequena cidade com pouco mais de 100.000 habitantes, no período do festival esse número duplica. O turista deveria aproveitar sua estadia com melhor qualidade, usufruindo de pousadas que explorem melhor os recursos naturais da cidade, pois esta é uma ilha em meio à floresta Amazônica. Portanto, a espacialização das pousadas em Parintins ocorre concentrada no centro comercial e bairros adjacentes, sem aproveitamento dos recursos naturais e de outras partes da cidade.
Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM
Palavras-chave: Turismo, pousadas, Parintins.